Anomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES RELACIONANDO O CONCEITO DE “ANOMIA”

1) QUAL É O CONCEITO DE ANOMIA PARA DURKHEIM?
Anomia: Ausência de lei ou organização. ( HOUASISS,Dicionário da Língua Portuguesa, 2004)
ParaEmile Durkheim, o conceito de Anomia vai além desse último significado vago. Representa a existência de leis, cujo os meios não as respeitam. A consequência disso pode ser muito séria, afinal, nãorespeitando essas normas, que se tornaram enfraquecidas, a sobrevivência dos indivíduos pode-se tornar muito ameaçada.
Como explica em seu livro “ O Suicídio”, o fato dessa anomia estar tão presente, épelo motivo das sociedades modernas estarem em constante mudanças, e não fornecendo novos valores para colocar no lugar daqueles que estão sendo esquecidos. Tudo isso começou com o Capitalismo e com aideia da “Razão” como forma de explicar o mundo.

“A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais,religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.” 
―Émile Durkheim

2) PESQUISE NO GOOGLEACADEMICO 03 AUTORES QUE TRABALHAM COM O CONCEITO DE ANOMIA.

O primeiro autor que trabalha com o conceito de Anomia é Karl Marx, que entende o individuo como fruto da sociedade que pertence. O mesmose depara com a realidade de quem os burgueses conseguem cada vez mais dinheiro, e os proletariados acabam se sujeitando a trabalhos desumanos para sobreviver. Então, Marx acredita que mudanças parauma melhor qualidade de vida e para uma sociedade mais honesta tem que ser dada na classe base, ou seja, dos trabalhadores, colocando em prática seus objetivos.
Tomando o parágrafo passado como base,Marx, tem a mesma concepção que Durkheim neste aspecto, onde, o fato das leis que dizem do valor do trabalhador, da responsabilidade da qualidade de vida cujo o Estado é responsável, comida e...
tracking img