Teoria da demanda e da oferta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA ECONÔMICA
Prof. Josenito Oliveira

Teoria da Demanda e da Oferta AULA 3

REGRAS DE CONVIVÊNCIA
1. Programar o CELULAR para o modo SILENCIOSO e NÃO ATENDÊ-LO NO RECINTO 2. Participar e perguntar 3. Observar os HORÁRIOS 4. Não CONVERSAR de modo que atrapalhe a aula.
2

Escada da Motivação

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação depreços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos. É o estudo do funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço, predominando a visão de mercado como um todo. Abordagem econômica: custos de oportunidade ou implícitos;  agentes da demanda;  empresa: capital, trabalho, terra e tecnologia;  empresário: sujeito da atividade econômica;  objeto: complexo de benscorpóreos e incorpóreos;  empresa: complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.


INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
 

Pressupostos básicos da análise microeconômica A hipótese ceteris paribus: ao analisar um mercado específico parte-se da hipótese de que tudo o mais permanece constante. Papel dos preços relativos: são mais importantes os preços de um bem emrelação aos demais do que os preços absolutos das mercadorias. Objetivos da empresa: análise tradicional aponta para o princípio da racionalidade, a busca do empresário pela maximização dos lucros, mas outras correntes apontam para aumento da participação nas vendas do mercado ou maximização da margem sobre os custos de produção.





INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA


Aplicações daanálise microeconômica: preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços e dos fatores de produção. Também busca responder questões como: por que, quando o preço de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cair, ceteris paribus? Para as empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: política de preços da empresa; previsões de demanda efaturamento; previsões de custos de produção; decisões ótimas de produção; avaliação e elaboração de projetos de investimentos;



    

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA


           

política de propaganda e publicidade; localização da empresa; diferenciação de mercados; avaliação de projetos de investimentos públicos; efeitos de impostos sobre mercados específicos; política desubsídios; fixação de preços mínimos na agricultura; fixação do salário mínimo; controle de preços; política salarial; política de tarifas públicas; política de preços públicos; leis antitruste.

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
 

Divisão do estudo microeconômico Análise da demanda: teoria da demanda divide-se em teoria do consumidor e teoria da demanda de mercado. Análise da oferta: teoria daoferta de um bem ou serviço subdivide-se em oferta da firma individual e oferta de mercado. Abordagens:




teoria da produção: analisa as relações entre quantidades físicas do produto e fatores de produção. teoria dos custos de produção: incorpora quantidades físicas e preços dos insumos.



INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
 

Divisão do estudo microeconômico Teoria do equilíbriogeral: A análise do equilíbrio geral leva em conta as inter-relações entre todos os mercados, procurando analisar se o comportamento independente de cada agente econômico conduz todos a uma posição de equilíbrio global, embora todos sejam, na realidade, interdependente. Análise das estruturas de mercado: determina-se preço e quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço, a partir da demanda e daoferta de mercado.



Demanda


Conceito
 Expressa

o desejo que as pessoas têm de consumir bens e serviços aos preços de mercado por unidade de tempo, mantendo-se os outros fatores constantes (ceteris paribus). a relação entre as quantidades de um determinado bem ou serviço e seus preços alternativos.

 Expressa

Demanda


Fundamentos


A Teoria do Valor Utilidade...
tracking img