Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO FUNDAMENTAL DA TEORIA CONTABIL

Curitiba
2011
ATIVO E SUA MENSURAÇÃO

Ativo = O que a empresa possui
Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos. Representa todos os bens,direitos e valores a receber de uma entidade.
Se uma empresa compra uma máquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo. Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma invenção, ela passa a ter o direito sobre essa patente. Assim uma patente representa um direito; logo um ativo.
Exemplos de ativos
* Dinheiro guardado em banco
*Duplicatas a receber provenientes de vendas a prazo
* Veículos
* Imóveis
* Terrenos
* Estoque de mercadorias
Os ativos são divididos em dois grupos, ativos circulantes e ativos não circulantes.
Conceito de Ativo circulante
Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Os ativos que podem serconsiderados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
De acordo com a Lei 6.404/76 (modificada pela Lei 11.941/2009), o Ativo no Balanço Patrimonial se constituirá dos seguintes grupos: Ativo Circulante e AtivoNão-Circulante. O ativo circulante é aquele que irá se realizar até o final do exercício social seguinte ao do balanço que está sendo elaborado e é equivalente ao "capital em giro". O Capital de giro ou Capital Circulante Líquido é a diferença do Ativo Circulante do Passivo Circulante, conforme estava estabelecido na terminologia da DOAR (Demonstração de origens e aplicações de recursos) na Lei 6.404/76 até2007. A partir de 01.01.2008, a DOAR foi extinta, por força da Lei 11.638/2007, que modificou a Lei 6.404/76.
Exemplos de Ativos circulantes
Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja, realizável a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Conceito deAtivo não circulante
São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos:Ativo Realizável a Longo Prazo,Investimentos,Imobilizado e Intangível.

Ativo realizável a longo prazo

Ativorealizável a longo prazo é qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em até 360 dias contados do ultimo dia do exercicio social da data de publicação do balanço a que faz parte. Exemplos clássicos são os Impostos a Recuperar, os Contratos de Mútuo valor. (com os sócios). Outro exemplo que entra são os empréstimos a sócios ou diretores, pois são certos direitos a receber que, mesmopressuponto recebimento a Curto Prazo, devem ser classificados no Realizável a Longo Prazo. E isso acontece pois a empresa não vai acionar seu diretor se este não pagar na data combinada. Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ouparticipantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.

Investimentos
Investimentos se refere à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis).
Imobilizado
O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível...
tracking img