Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

TEMA- GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA ----------------------------------------

PROBLEMATIZAÇAÕ- ----------------------------------------------------------------
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
DELIMITAÇAÕ DO PROBLEMA __________________________________________________________

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA __________________________________________________________JUSTIFICATIVA____________________________________________

OBJETIVOS ( GERAL E ESPECIFICOS)______________________________________________

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS__________________________________________

1- TEMA – GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

2 - PROBLEMATIZAÇÃO:

A gravidez na adolescência é considerada o limite inferior da vida reprodutiva e se constitui no período em que a maturação dos órgãos sexuaisocorre de forma mais acentuada, ocasionando mudanças radicais não somente físicas como também psicológicas.
É difíceis a percepção e a vivencia da sexualidade dos jovens que estão inseridos os valores, crenças e atitudes que determinam comportamento social do individuo. Nessa perspectiva, a gravidez na adolescência tem sido alvo de inúmeros estudos e reflexões por ameaçar o bem - estar e futurodos adolescentes devido aos riscos físicos, emocionais e sociais que acarreta.
Uma série de aspectos que podem ser agrupados em: Fatores biológicos, Ordem Familiar, Sociais Psicológicos e contracepção.
A iniciação sexual nos jovens está acontecendo precocemente, com isso vem á falta de informação sobre concepção contracepção, a aspiração á maturidade para concorrer em nível de igualdade comos pais, na tentativa de alcançar autonomia econômica e emocional em relação á família, influencia do grupo de iguais no processo de afirmação da identidade de gênero, e as relações familiares conflituosas.
Com a gravidez precoce constitui problema social importante e atual na adolescência, ele é assim considerado, por que na vida da adolescente, altera suas perspectivas, e também as desua família.

Sendo assim o papel dos assistentes sociais é de suma importância. A intervenção do serviço social é fundamental numa abordagem sistemática tentando envolver e “trabalhar” a família para aceitar a grávida e futuramente o bebe criando assim condições para que a jovem não seja marginalizada, reunindo esforços para que a mesma se torne uma experiência agradável, pois issoirá condicionar a relação mãe/bebê.
Nesta problemática o serviço social criou e efetivou uma intervenção social sistemática pautada por dois momentos: Consulta de acolhimento social e consulta de acompanhamento. As consultas têm por base a seguinte metodologia: Apoio emocional, aconselhamento, orientação familiar, mediação institucional e encaminhamento.
Devido ao problemaapresentado ele encaminhará a adolescente aos profissionais devidamente capacitados e a acompanhará em seu desenvolvimento. Além disso, existe o estatuto da criança e do adolescente que lhes assegura alguns benefícios como: Manter a adolescente grávida com os estudos, a proteção contra as agressões físicas e muitas outras vantagens.
Hoje a maioria das adolescentes traz mais problemasdevido ao inicio do pré - natal tardio do que esta se dar numa fase precoce da vida reprodutiva. As patologias mais freqüentem Pré – eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal e parto pré maturo.

3 - DELIMITAR O PROBLEMA:
O que leva as jovens adolescentes a engravidar:
Quais os riscos que ocorrem: Será que por falta de informação ou mera duvidas

4 – FUNDAMENTAÇÃOTEORICA:
A gravidez na adolescência é considerada o limite inferior da vida reprodutiva e se constitui no período em que a maturação dos órgãos sexuais ocorre de forma mais acentuada, ocasionando mudanças radicais não somente físicas como também psicológicas.

Há uma percepção e a vivencia da sexualidade dos jovens que estão inseridos os valores, crenças e atitudes que determinam...
tracking img