Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Brincadeira e dinâmicas para grupos

Fonte consultada: [Volney J. Berkenbrock. Brincadeiras e dinâmicas para grupos. Petrópolis: Vozes, 2003.]

PROCURANDO O ANIMAL-PAR
Diversão de grupo
Para esta brincadeira é necessário que o número de participantes seja ímpar. A brinca é preparada da seguinte maneira: tomam-se pedaços de papel (bilhetes) e neles são escritos nomes de animais que sonsconhecidos pelo grupo. Para cada animal são escritos dois bilhetes com o mesmo nome, de tal maneira a possibilitar a formação de pares. Os nomes dos animais podem ser escritos em suas formas masculinas e femininas  (p. ex., boi ou vaca).

O número de bilhetes a ser feito deve ser um a mais do que o número de participantes. Por exemplo, se são onze participantes, deverão ser feitos doze bilhetes, ouseja, seis pares.
 
Os bilhetes são dobrados e misturados. Cada participante deverá pegar um bilhete e ver o nome de qual animal está escrito. A um sinal do coordenador, todos os participantes deverão imitar com o maior volume de voz possível o som produzido pelo animal de seu bilhete. Os participantes deverão ficar repetindo/gritando o som do seu animal até cada qual ter encontrado o seu par,menos a pessoa que não tiver par. Esta irá ficar gritando sozinha o som do seu animal. A brincadeira poderá ser repetida até todos terem se divertido.
Sugestão de animais a serem tomados: vaca, cavalo, galinha, cachorro, gato, porco, cabrito, pato, ganso, burro.

 

QUEM ESTÁ AO TELEFONE
Diversão em grupos ou em forma de competição.
Para se iniciar esta brincadeira, é necessário primeirofazer bilhetes com números, conforme a quantidade de participantes. No caso de 10 pessoas, deverão ser feitos bilhetes de número 1 (um) a 10 (dez). Cada participante tira um bilhete e olha o seu número, sem deixar que a outra pessoa veja. Após todos terem já recebido e memorizado o seu número, são vendados os olhos de todos os participantes. 
Os participantes são convidados a andar pela sala, de talmodo que fiquem todos misturados.
O coordenador dá um leve toque no ombro de um dos participantes. Este (jogador A) deverá dizer: “Quero falar com o numero... (e diz o número da pessoa)”. A pessoa que tem o número escolhido (jogador B) deverá dar alguma resposta tipo “Alô!”, porém com voz disfarçada.
O jogador A terá então o direito de fazer até quatro perguntas, o jogador B deverá responderusando pelo menos duas palavras na resposta. Deverá sempre, porém, responder com voz disfarçada, pois a brincadeira consiste precisamente em “A” tentar adivinhar quem se esconde atrás da voz de “B”. As respostas não precisam necessariamente dizer a verdade. Terminada as quatro perguntas, o jogador “A” deverá dizer o nome da  pessoa com ele acha que falou. Se acertou, ele continua a brincadeira equem não soube disfarçar cai fora.
Se não acertou, ele cai fora e quem não soube disfarçar continua. O coordenador pede que os participantes dêem alguns passos para se misturarem novamente e deverá então bater no ombro de outro participante. Assim a brincadeira continua até alguém ser o vencedor.
Observação: Esta brincadeira só pode ser feita com participantes que se conheçam entre si.
Variação:pode-se fazer esta brincadeira em forma de competição. São feitos então sempre dois bilhetes com o mesmo número. Os participantes são divididos em dois times e os membros de cada time recebem os seus bilhetes, de maneira a haver duas pessoas com o mesmo número, mas em equipes diferentes. Vendam-se os olhos dos participantes e alternadamente, um participante e cada time deverá falar com umparticipante da outra equipe segundo as mesmas regras descritas acima. Ao invés de eliminar  participantes, deve-se adotar um sistema de pontos, combinando-se por um placar a ser atingido por uma das equipes para vencer a competição.

 

MUDANÇA DE VOZ
Diversão e competição
Cada um dos participantes escolhe uma frase (inventada por ele mesmo ou já conhecida). Um após o outro, cada participante...
tracking img