Teoria comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Origens da Teoria Comportamental.

Surge no final da década de 40.

Herbert Simon publica o livro: Comportamento Administrativo, em 1947 onde critica as abordagens anteriores, ênfase no processo de tomada de decisão e aos limites da racionalidade.

As novas proposições sobre a motivação humana

Para explicar como as pessoas se comportam, estuda-se a motivação humana. Os autoresbehavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano, e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

Hierarquia das necessidades de Maslow

Segundo Maslow, o ser humano tem necessidades complexas que podem ser hierarquizadas.

A motivação dostrabalhadores surge segundo necessidades humanas, as quais estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência.

Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide estando na base da pirâmide às necessidades mais baixas (fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (auto - realização) TEXTO

1. fisiológicas constituem o nível mais baixo das necessidadeshumanas, mas de vital importância, como a alimentação, moradia, conforto físico, descanso, lazer. Estão relacionadas com a sobrevivência do individuo

2. de segurança; constitui o segundo nível das necessidades humanas, como o amparo legal, orientação precisa, segurança no trabalho, remuneração, busca de proteção contra alguma ameaça.

3. necessidades sociais, surgem quando as necessidadesfisiológicas e de segurança estão satisfeitas de forma considerável, dentre elas um bom clima, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes.

4. necessidade de estima, envolve a autoconfiança, status, prestígio, ser gostado, promoções, responsabilidade por resultados.

5. de auto-realização, desafios mais complexos, trabalho criativo, autonomia, participação nas decisões(assim entendida a realização do próprio potencial).

Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.
Quando asnecessidades mais baixas estão satisfeitas, as necessidades localizadas nos primeiros níveis passam a dominar o comportamento.

Teoria dos dois fatores de Herzberg

Herzberg Formulou a Teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situações de trabalho. Para ele existe dois fatores que orientam o comportamento das pessoas.

Nesta teoria Herzberg afirmava que:
· A satisfaçãono cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados "fatores motivadores";
· A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são os chamados "fatores higiênicos".
FATORES HIGIENICOS

Condição necessária, mais não suficiente para manter umaboa produtividade.
Atendem as necessidades básicas dos indivíduos

FATORES MOTIVACIONAIS

Depende das características especificas de cada individuo ou grupo organizacional
Fatores indenitários de difícil generalização

Necessidades ligadas ao auto- realização e auto- estima
Fatores motivacionais, enquanto mantidos retém os indivíduos na organização

Abordagem de McClellandDavid McClelland identifica três importantes motivos ou necessidades da dinâmica do comportamento humano. Slide

Necessidades de realização é a necessidade de êxito competitivo, medido em relação a um padrão pessoal de excelência.

Necessidade de Afiliação: é a necessidade de relacionamento calorosos, cordiais e afetuosos com outros indivíduos.

Necessidade de poder: é a necessidade de...
tracking img