Teoria comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Teoria Comportamental

Teoria Comportamental da administração (Simon, 1947) é uma teoria aplicada à administração de empresas. A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) daAdministração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritasdas teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contextoorganizacional mais amplo.
A Teoria Behaviorista da Administração não deve ser confundida com a Escola Behaviorista que se desenvolveu na Psicologia a partir dos trabalhos de Watson. Ambas sefundamentaram no comportamento humano. Porem, o behaviorismo que Watson fundou trouxe a Psicologia uma metodologia objetiva e cientifica baseada na comprovação experimental, em oposição ao subjetivismo daépoca, mas centrando-se no individuo, estudando o seu comportamento (aprendizagem, estimulo e reações de respostas, hábitos etc.) de forma concreta e manifesta no laboratório e não através de conceitossubjetivos e teóricos (como sensação, percepção, emoção, atenção, etc.).
A Teoria Comportamental da Administração tem o seu inicio com Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Douglas McGregor, RensisLikert, Chris Argyris são autores importantíssimos dessa teoria. Dentro do campo da motivação humana salietam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.

Características da TeoriaComportamental

Suas características são:
1. A ênfase nas pessoas;
2. Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
3. Estudo do comportamento humano (motivação humana -teoria de Maslow).

Origens da Teoria Comportamental

De acordo com Motta (1991, p. 38), vários autores foram importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração....
tracking img