Teoria classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria das vantagens absolutas acontece quando há uma abertura no comércio entre países, o criador desta teoria (Adam Smith) mostra que essa situação é criada pela especialização em um determinadoproduto ou serviço, onde essa condição possa ser oferecida com preço de custo inferior ao outro país na Teoria das vantagens absolutas não existe quando um país tem vantagens em todos os produtosofertados para comércio.
A teoria de Adam Smith tem como idéia básica à especialização das produções, sendo que estas são motivadas pela divisão do trabalho e as trocas efetuadas no comérciointernacional, ou seja, cada país deve concentrar esforços em determinado produto para produzir com custos mais baixos que outros paises.
A Teoria afirma que os países se especializarão naquilo que tiverem ummenor custo de produção em virtude de um coeficiente técnico, também, menor. Sob essa ótica, cada país concentrará seus meios de produção na fabricação do produto que lhe permitir maior produtividade,exportando o excedente e importando o outro produto em que possui desvantagem nos custos (a teoria considera 2 produtos).
Adam Smith através da teoria das Vantagens Absolutas, demonstra que aaplicação da divisão do trabalho na área internacional, permitindo a especialização de produções, aliada às trocas entre as nações, contribuía para melhoria do bem-estar das populações. Segundo ele cada paísdeve concentrar-se naquilo que pode produzir a um custo mais baixo e trocar parte dessa produção por artigos que custem menos em outros países.

Teorias das Vantagens Comparativas
As Teorias dasVantagens Comparativas de David Ricardo, esse modelo considera dois países e duas mercadorias, reduzindo todos os fatores de produção a um único, o trabalho. Além do mais, supõe que a produção de cadamercadoria é realizada a partir de coeficientes técnicos fixos. Dadas estas condições, a tecnologia explica o padrão de comércio internacional, onde demonstra que o comércio internacional será mais...
tracking img