Teoria classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 2
Teoria Clássica Administrativa
Originou-se dos trabalhos do engenheiro Henri Fayol (1814-1925).
Tem como característica a ênfase na estrutura da organização para possuir maior eficiência, embora seja o caminho inverso da Administração Cientifica. A Teoria Clássica parte do todo organizacional e da sua estrutura garantindo eficiência a todas as partes envolvidas.
Enfatiza seisfunções essenciais na estrutura organizacional: Função técnicas; comerciais; financeiras; segurança; contábeis; administrativas. A função administrativa coordena e enfatiza as demais funções.
Essa visão está ultrapassada, mas nomes como: produção; marketing, recursos humanos, logística; P&D (pesquisa e desenvolvimento) representam áreas mais conhecidas nas organizações. Essas áreas é a evolução da visãode Fayol.
Os elementos da função administrativa são: prever; organizar; comandar; coordenar e controlar.
A capacidade essencial dos empregados operacionais é a que caracteriza a empresa, a administrativa é essencial para os chefes.
14 “Princípios Gerais da Administração” definida por Fayol: Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção;Subordinação dos interesses individuais e gerais; Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Equidade; Estabilidade do pessoal; Iniciativa; Espírito de equipe.
A Teoria Clássica caracteriza-se pelo enfoque prescritivo e normativo.
Teoria da Burocracia
A palavra Burocracia vem do francês, bureau (escritório) e pelo grego, krátos (poder ou regra), significando o exercício dopoder por funcionários de escritórios.
A Teoria da Burocracia surgiu por volta de 1940 dentro da Administração. Escrita por Max Weber, ela nasceu com a fragilidade das teorias clássicas e humanas, com a necessidade de um modelo organizacional, com o crescimento complexo das empresas e com o surgimento da Sociologia da Burocracia. A principal idéia dessa teoria é a autoridade legal, burocrática ouracional, pois já existem regras pré-estabelecidas, onde os subordinados são pagos e aceitam as ordens de seus líderes ou supervisores, e de maneira alguma podem deixar que suas emoções interfiram no seu desempenho. A Burocracia tem como objetivo garantir a eficiência, para obter esse resultado, além de ter uma hierarquia bem definida, planeja detalhadamente como as coisas devem ser feitas paraatingir suas metas.
Teoria Estruturalista
O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências. Parte do conceito de estrutura, como uma composição de elementos visualizados em relação à totalidade da qual fazem parte, portanto por sua natureza todas as partes estão estruturadas (subordinadas uma a outra) de tal forma que alteraçõesem qualquer delas implica em rever o todo.

Origem
As origens da teoria estruturalista na administração foram as seguintes:
→ A oposição surgida entre a teoria tradicional em a teoria das relações humanas incompatíveis entre si. Requereu uma posição que pudesse abranger os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa.
→ Busca ser uma síntese da teoria clássica(formal) e da teoria das relações humanas (informal).
→ A necessidade de visualizar "a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais”. Precisam compartilhar alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que podem incompatibilizar como outros (como a maneira de distribuir os lucros da organização).

Teoria das Relaçõeshumanas

Relações humanas é a arte do relacionamento humano, que surge quando dois ou mais indivíduos se encontram. Desta forma, num ambiente de trabalho, em que duas pessoas compartilham idéias e tarefas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação, em atritos, comparações, etc. Inevitavelmente, em qualquer profissão e quase em qualquer outra atividade, o ser humano necessita...
tracking img