Teoria behavorista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Behaviorista ou Comportamentalista

O Behaviorismo nasceu como uma reação a introspecção e à Psicanálise lidar com o funcionamento interior e não com a mente. Esta teoria psicológica tambémé chamada de comportamentalista ou condutismo tem como objetivo prever e controlar o comportamento.
O behaviorismo é uma teoria que estuda eventos psicológicos a partir de evidencias comportamentais ese apresenta como uma psicologia objetiva em oposição ao subjetivismo. O behaviorismo é uma doutrina que entende que a psicologia estuda o comportamento e não a mente, segundo Graham (2007). Aindasegunda Graham, essa teoria tem suas raízes associada ao clássico dos empiricistas britânicos John Locke e David Hume, que viam o comportamento inteligente como um produto de aprendizagem associativa.O termo Behaviorismo foi utilizado inicialmente em 1913 por John B. Watson, onde ele definiu como: “Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural...”.
J.B. Watson (1878 – 1958) éconsiderado como o criador da teoria behaviorista, mas na verdade se faz necessário dizer que ele foi o porta-voz desta abordagem, mas antes de lembrar Watson, devemos lembrar os dois pesquisadores quederam os primeiros passos para essa abordagem: o americano E.L. Thorndike (1874-1949) e o russo Ivan Pavlov (1849-1936).
O sentido do de “Behaviorismo” foi sendo mudado, ou melhor dizendo modificado como correr dos anos ate agora na atualidade, pois já não se entende como o comportamento de uma ação isolada do ser humano, mas sim de uma interação entre o ambiente (onde o “fazer” acontece) e osujeito (aquele que “faz”), fazendo com que o “Behaviorismo” se dedique ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos).
Aomesmo tempo em que se tentava fazer da psicologia uma ciência objetiva, a psicologia vem por outro lado tendo um efeito profundo em relação à teoria da evolução, onde ao definir os seres humanos não...
tracking img