A filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA

Questionando o julgar, interpretar e escolher








Primeira Parte — Modo de existir humano







José Auri Cunha (coord.)
Sacha Zilber Kontic
Vinícius de Oliveira Prado


UNIDADE I – O ser humano

CAPÍTULO 1 – A FILOSOFIA

O que é a Filosofia e como ou quando ela nasceu são questões que pairam sem uma resposta consensual. Nem sempre há concordância entrefilósofos no reconhecer uma obra como sendo de filosofia e seu autor como um filósofo. São, portanto, questões elas mesmas filosóficas. Mas o que seriam questões filosóficas? Quais as atitudes, habilidades ou competências necessárias para que se pratique o filosofar? Responder a essas questões torna-se um pré-requisito para uma iniciação à filosofia. Pretende-se fazer uma iniciação filosófica àfilosofia, isto é, ir ao mundo do pensamento filosófico para dialogar com os pensadores – não para estabelecer o que eles de fato quiseram dizer, mas para re-pensar com eles e a partir deles algumas questões filosóficas sobre as quais eles deixaram uma contribuição significativa.

[Manter os neologismos re-lidos e re-pensados separados com os traços, conforme escreve Heidegger]

Filosofia:marca distintiva da cultura ocidental

O berço da cultura ocidental é a Grécia antiga e sua continuidade dada pelo Império Romano e pelos monges cristãos medievais. Um dos traços mais distintivos da cultura ocidental é o cultivo da razão argumentativa, dos debates e discussões como forma de estabelecer aquilo em que se deve acreditar como sendo verdadeiro. Em qualquer reunião cotidiana, praticam-sediscussões e argumenta-se visando à afirmação de um Ego –um eu pensante –, situado em algum ponto de vista particular a partir do qual seu pensamento é articulado, comunicado e debatido. Por exemplo, os monges cristãos medievais exercitavam-se nas técnicas da argumentação, como forma de provar alguma heresia a ser condenada. De modo análogo, as formas de vida democráticas exercitam a argumentaçãopara provar que algumas leis ou práticas são justas, e que outras estão na raiz de injustiças sociais. Também, nos tribunais, advogados e promotores debatem sobre a culpa de suspeitos de crimes, e nos congressos científicos, os cientistas debatem sobre a qualidade das provas ou verificações apresentadas em favor ou contra alguma teoria em debate.

A cultura ocidental é, portanto, essencialmentefilosófica, pois se desenvolve à luz de princípios e técnicas filosóficas. Chega a ser redundante a expressão “filosofia ocidental”, pois, se é filosofia, é filiada a uma forma específica do funcionamento da razão argumentativa. Diz o filósofo alemão Martin Heidegger, em seu “Que é isto – a Filosofia?”[1], que “a filosofia, pelo contrário, não é apenas algo racional, mas a própria guarda da ratio[razão]”. E continua ele dizendo que mesmo quando o cristianismo se apropriou da filosofia, tornando-a instrumento de afirmação da fé revelada, ainda assim a filosofia preservou suas características racionais e argumentativas de sua originalidade grega:

A palavra philosophía diz-nos que a filosofia é algo que pela primeira vez e antes de tudo vinca a existência do mundo grego. Não só isto— a philosophía determina também a linha mestra de nossa história ocidental-europeia. A batida expressão ‘filosofia ocidental-européia’ é, na verdade, uma tautologia. Por quê? Porque a ‘filosofia’ é grega em sua essência — e grego aqui significa: a filosofia é nas origens de sua essência de tal natureza que ela primeiro se apoderou do mundo grego e só dele, usando-o para se desenvolver.Mas a essência originariamente grega da filosofia é dirigida e dominada, na época de sua vigência na Modernidade Europeia, por representações do cristianismo. A hegemonia destas representações é mediada pela Idade Média. Entretanto, não se pode dizer que por isto a filosofia se tornou cristã, quer dizer, uma tarefa da fé na revelação e na autoridade da Igreja. A frase: a filosofia é grega em sua...
tracking img