Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERGUNTAS

1. Apresentar a posição de Bartolomeu de Las Casas em relação a:
a) sistema colonial;
b) povos indígenas.
 
2. Qual a posição de Las Casas no que diz respeito às relações dos povosindígenas com a metrópole?

RESPOSTAS

1. a) Bartolomeu de Las Casas apresenta uma posição completamente contrária ao sistema colonial. Ao referir-se aos colonizadores, Las Casas afirma: "Ainjustiça global merecia simplesmente o inferno para todos os responsáveis e protagonistas desses latrocínio, oficializado por uma política e uma economia eficazmente produtivas, mas desprovidas de direito,vazia de justiça e solidariedade", ou seja, ele acredita que o sistema colonial é uma grande injustiça contra os nativos. Para Las Casas, a América não deve ser vista como um empório comercial, mas simcomo gente amada por Deus. As relações entre os povos espanhóis e indígenas deveriam ser harmoniosas e benéficas para uns e para outros dentro de um império, mantendo os valores, direitos e asvantagens dos povos e regiões que integram o império. 

b) Bartolomeu de Las Casas "encontra na Bíblia uma nova visão da história, descobre a América, não como empório comercial mas sim como gente amadapor Deus". Dessa maneira, pode-se perceber que Las Casas apresenta uma visão positiva sobre os povos indígenas e acredita que eles são uma população desprotegida, que merecem apoio para que melhorem ascondições de vida das pessoas, das famílias, dos grupos ou regiões diante das autoridades. 

2. Bartolomeu de Las Casas, de inicio, acredita que o essencial é mudar as formas de pensar e  agir dametrópole. Ele tenta criar modelos alternativos de colonização, estabelecendo comunidades de trabalhadores espanhóis e nativos, em igualdade de condições. São projetos muito bem elaborados, e nãoprojetos idealistas. Para Las Casas, a liberdade é "o valor supremo e prerrogativa inalienável dos índios", assim, a autoridade dos reis espanhóis sobre os índios depende da prévia aceitação destes, e...
tracking img