Tendencias da comunicacao interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Tendências da Comunicação Interna
Estamos em constante progresso tecnológico e também profissional na área de comunicação, algumas tendências ocorrerão principalmente devido as pressões do mercado, do ambiente empresarial, etc. Esta avanço faz com que o profissional também evolua, ocasionando uma mudança no papel e perfil do profissional, porém esta tendência cabe especificamente dainiciativa e tomada de decisão dos lideres de comunicação das empresas. O profissional será cada vez mais estratégico e menos produtor de matérias, sendo cada vez mais um gestor da informação, focado em preparar seus colaboradores para um novo ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico, global e online, em um ambiente propício a diversas mudanças.

No âmbito tecnológico, a informação tende a sercada vez mais pessoal, focando mais nas pessoas do que nas mensagens corporativas. As pessoas gostam de ouvir historias de outras pessoas, de heróis e também de conquistas individuais. Assim, a CI deverá se alinhar em torno disto, passando as mensagens corporativas moldadas em torno de história de pessoas. As redes sociais, que cada vez mais crescem pelo mundo, farão com que a CI deixe de lado acomunicação unidirecional (email, murais, etc.) para um modelo de intensa colaboração. Empresas grandes ou pequenas deveram ter seus blogs, fóruns, onde a comunicação interna um dia será feita pelos funcionários para os funcionários. Cada vez mais as mensagens serão mais diretas e curtas, como uma “dose única”, algo objetivo e direto. Tendemos a cada dia mais sermos bombardeados com informações, eeste fluxo crescer a cada dia. Devido a Mobilidade, algo que há 15 anos ninguém se imaginava trabalhando em casa, deixando de lado o telefone fixo, o acesso remoto ficou viável quase que em todo lugar, a internet, a globalização, este achatamento do mundo, onde todos estão interligados facilita o papel da CI desde que sejam desenvolvidas novas estratégias e canais de comunicação. A fronteira entre CIe CE deve diminuir cada vez mais, já que no mundo atual, interconectados, online 24 horas, já sugere um conceito superado, mas ainda as funções continuam sendo divididas dentro das empresas. Algumas empresas já colocam a área de CI junto com o RH e Tratam a CE apenas como Relações com a Imprensa, gerando cada vez mais um distanciamento entre elas. O profissional Mauro Segura, Líder de MKT eComunicação da IBM Brasil, ressalta: “Acho que existe uma grande tendência de CI e CE ficarem na mesma organização e diretamente ligadas à presidência, com o surgimento de ferramentas que atenderão simultaneamente CI e CE”.

A comunicação interna e
sua importância nas organizações
Vanêssa Pontes Chaves de Melo1
RESUMO
A imagem da empresa é muito importante para a sobrevivência da mesma.
Para teruma imagem consolidada é necessário transformar seus
funcionários em verdadeiros embaixadores da boa vontade de sua empresa.
Em decorrência disso, tem se discutido a relação entre
empregado/empregador. Assim, este artigo trata da importância da
comunicação interna para as instituições, as estratégias usadas por ela pra
o bom relacionamento com seus funcionários, a eficiência da comunicaçãopara com o público interno e a importância do profissional de Relações
Públicas nesse contexto.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação - comunicação interna - relações públicas.
1. INTRODUÇÃO
Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados.
Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem
adequadamente, não será possível potencializar a força humana da
empresa.(Alberto Ruggiero, 2002)
A comunicação interna nas organizações, empresas ou entidades nem
sempre foi valorizada ou reconhecida como de vital importância para o
desenvolvimento e sobrevivência dessas organizações.
Na era da informação e em um momento em que a tecnologia é
disponibilizada, a habilidade no processamento de dados e a transformação
desses dados em informações prontas para...
tracking img