Templos egipcios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo - Templos
Com a expansão do poder do clero, o templo passou a ser a forma arquitetônica dominante; neles, fileiras de esfinges ladeavam a estrada sagrada. As colunas eram coloridas, ostentando motivos da natureza vegetal. O capitel, perfeitamente geométrico, tinha os ornatos na base e no alto da coluna estilizando a flor de lótus (uma das características mais marcantes da arquitetura edecoração egípcias).
As esculturas dos templos, geralmente em forma de baixos relevos representavam tanto as cenas diárias quanto as vitórias dos faraós, ou ainda paisagens simplificadas. Nunca há perspectivas: nas figuras, olhos e ombros aparecem de frente, embora o resto do corpo de perfil; o faraó é sempre muito mais alto que o sacerdote ou militar, o cortesão, o servo, o inimigo derrotado. Masé menor do que o deus que personificava na terra, segundo os egípcios.
A pintura complementava a escultura ou decorava as grandes superfícies dos edifícios. Não se utilizava gradação, mistura de tonalidades, nem claro-escuro. As cores mais comuns eram cinza, azul e preto. No teto azul dos templos, as estrelas estão representadas por pequenos pontos luminosos.
No Egito antigo, os templos eram aarquitetura mais comum. Eles possuíam uma decoração que era inspirada na paisagem egípcia. Papiros, flores de lótus e palmeiras eram algumas das principais decorações dos templos egípcios. A entrada dos templos, geralmente era feita por caminhos que continham esfinges de ambos os lados. Eles eram enormes e estavam sustentados por colunas.
Os tipos de colunas dos templos egípcios são divididasconforme seu capitel (extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste , é a parte da coluna entre o capitel e a base): Palmiforme – flores de palmeira; Papiriforme – flores de papiro; Lotiforme – flor de lótus.
Os templos apresentam forma tripartida: pátio colunado, salas hipostilas e santuários. Podem ser aparentes,semi-enterrados (hemispéus) ou subterrâneos (spéus).
Para construir um templo, os egípcios marcavam a planta no chão e depois colocavam as bases das colunas e a primeira camada de blocos para as paredes. Os espaços entre os blocos eram enchidos com areia, proporcionando uma superfície plana, sobre a qual se colocava a nova camada de pedras. Utilizavam uma rampa sempre crescente, ao longo da qual aspedras eram arrastadas. Depois de aplicada cada camada, acrescentavam mais areia para alisar de novo a superfície.
Os templos podiam ser dedicados a um único deus ou para vários. Na frente geralmente havia estátuas e esfinges e quando se entrava em um templo se podia ver vários ou apenas um grande pátio aberto, já atrás dos pátios existia uma sala com colunas, bem pintada e decorada. O santuárioficava ao fundo dessa sala, onde existia um altar para os deuses.
Nos templos havia uma falsa porta, que era típica das mastabas (construção baixa em forma de pirâmide truncada, com planta retangular, de tijolos ou pedras) da monarquia antiga.Havia também uma estrela funerária que representa uma porta cega, delimitada por arquitraves e estúpides: trata-se da porta simbólica destinada às entradasmágicas do defunto e das oferendas a ele destinadas.
Os templos --- diferente dos edifícios funerários da monarquia antiga (primeiras manifestações arquitetônicas) --- já adquiria uma estrutura bem definida a serviço do culto: uma avenida de acesso muitas vezes ladeada de esfinges (ligada as procissões que ali se faziam durante as festas dos deuses), uma fachada com duas torres em forma depirâmide seccionada e ao lado do portal era frequente erguer obeliscos de homenagens e estátuas reais sentadas.
Cada faraó tinha a ambição de ser o construtor do seu templo, e os mais poderosos não hesitavam em desmontar as construções dos seus antecessores para reutilizar os blocos de pedras lavradas, muitos esculpidos com relevos antigamente coloridos.
Dentro da cintura de muralhas (possui uma...
tracking img