Periodo historico : amon emkarnak

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BARSA:
19ᵒ dinastia
Os templos egípcios mais bem conservados provêm do Novo Império e seguem um esquema invariável que obedece ao milenar Livro dos Templos.
Os monumentos de Karnak, à margem direita do Nilo, no Alto Egito, integrando o sítio histórico de Tebas, representam o conjunto arquitetônico mais imponente do Egito.
Até o fim da civilização egípcia, Karnak se manteve como centroreligioso do Império: seu deus (sob a forma solarizada de Amon-Ra) e seus sacerdotes adquirem um poder prodigioso, que chega a ameaçar a própria instituição faraônica.
A construção mais importante do conjunto de Karnak é o grande templo de Amon-Ra, cujo plano, muito complexo, testemunha numerosas vicissitudes da história dos faraós.

A HISTÓRIA DA ARQUITETURA – JONATHAN GLANCEY:
Amon-Rá: Amon eraa divindade egípcia reverenciada como rei dos deuses. Tornou-se patrono dos faraós por volta de 1991 a.C. Mais ou menos na mesma época também foi identificado com o deus-sol, Rá, e como Amon foi recebido como o deus nacional. Os deuses egípcios eram freqüentemente associados em tríades. Assim, Amon, Mut, sua esposa, mãe de todas as coisas, e Khons, seu filho, o deus-lua, foram a grande tríadetebana. Outros deuses poderosos eram Osíris, o deus dos mortos, e Hórus, o deus-céu.
A arquitetura do Egito antigo é verdadeiramente algo à parte. Misteriosa, coerente e com seus próprios princípios, ela se desenvolveu ao longo de um extenso período – cerca de 3.000 anos – durante a maior parte do qual o Egito esteve livre de invasores, foi rico e bem-organizado. A fortuna e a cultura do paísbaseavam-se no ciclo e no fluxo do Rio Nilo. Todos os anos as águas do rio subiam e faziam o vale florescer. Durante essa época do ano, o país entrava em uma espécie de sobremarcha agrícola, produzindo alimento que teria de durar por toda a estiagem subseqüente – a estação seca – e até o ano seguinte. Como havia pouco ou nada que os agricultores pudessem fazer na terra durante a estação seca, quando orio descia, o Egito antigo contava com um excedente de trabalhadores especializados e não-especializados durante cinco meses, todos os anos.
Além das pirâmides, os monumentos egípcios mais importantes são os templos construídos para a veneração popular dos deuses durante o Novo Reino (c. 1550-1070 a.C.). Um dos mais famosos é o Grande Templo de Amon, em Karnak (iniciado em c. 1530 a.C.).
O templode Karnak estendeu-se por mais ou menos 1000 anos, e até os especialistas acham difícil datar suas diferentes partes, pois os estilos mudavam muito devagar no Egito.

VEJA LAROUSSE:
Templo: (vem do latim, templum) edifício construído em honra de uma divindade; lugar onde a assembléia se reúne para a realização de um culto; lugar que se deve respeitar.

HISTÓRIA DA ARQUITETURA – SOLANGE IRENESMOLAREK DIAS:
A morte era tida como passagem para uma outra forma de vida que, no entanto, só seria
possível se o corpo permanecesse intacto.
No decurso do 3. milênio A . C. , os faraós começaram a serem vistos como filhos de Rá, o deus do sol, e o culto do sol tornou-se religião oficial. As formas das colunas (flores de lótus, palmeiras e papiros) não tinham motivos construtivos mas sim deordem religiosa.
No império novo (de 1570 a.C. a 715 a.C.), tornou-se preponderantes os templos com disposição axial.

SLIDES PROFESSOR GUILHERME:
Durante cerca de 3.000 anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já visto por toda a humanidade. Misteriosa, intrigantes e cheia de lendas as construções Egípcias fascinam até hoje grande parte da população mundial. Amaioria das construções eram de caráter religioso.

http://filosofia-esoterica.blogspot.com/2010/12/egito-o-templo-de-karnak.html
http://www.infopedia.pt/$templo-de-karnak
Templo de Karnak. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-03-05]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$templo-de-karnak>.
A história de Karnak está associada aos faraós...
tracking img