Resumo e estudos sobre o artigo: company of heroes squad formations explained de cris jurney – kaos studios. publicado em ai game programming wisdom, section 2, 2.1, páginas 61-69.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo e estudos sobre o artigo: Company of Heroes Squad Formations Explained de CRIS JURNEY – Kaos Studios. Publicado em AI Game Programming Wisdom, Section 2, 2.1, páginas 61-69.

Rafael Araujo
Reinaldo Marçal


O artigo revela os detalhes da rotina de movimentação dos personagens do jogo Company of Heroes, e como essa movimentação se torna complexa e possui movimentos suaves econvincentes aos jogadores.

No jogo a infantaria se move de acordo com ordens vindas do jogador. O jogador só pode efetuar essas ordens, logo, toda movimentação e a forma para execução da ordem deve ser estabelecida pela inteligência artificial aplicada nesses esquadrões. Existem certas regras específicas do jogo que determinam alguns comportamentos dos esquadrões. São elas: O líder do esquadrão ficano centro, os aliados colocam armas pesadas nos flancos; os eixos colocam as armas pesadas no centro, é colocado um mesmo número de soldados em cada flanco. A cada morte o esquadrão se reorganiza de acordo com essas regras. As trocas para obter esses estados são as mínimas possíveis, e algumas trocas não são realizadas para evitar que um soldado corra trocando de lado em meio a batalhas parareforçar ou reorganizar o esquadrão. A organização do esquadrão é obtida pela divisão do mesmo em três elementos: Centro, flanco esquerdo e flanco direito. Cada elemento possui um líder e eventualmente seus seguidores. O líderes dos flancos seguem o central.

Quando o jogador ordena um movimento do esquadrão o líder recebe a ordem e calcula imediatamente o caminho que será percorrido. Para gerar ocaminho para os demais membros o sistema calcula qual a posição do líder cerca de 2 segundos a frente. Então temos uma posição do líder criando metas para seus seguidores a partir de um espaço relacionado à distância e ao ângulo entre o líder e o seguidor. Como se trata de uma hierarquia, tais seguidores geram metas para seus próprios seguidores, e assim sucessivamente. No entanto, a velocidade dodeslocamento pode ser um problema para tal estratégia de movimento, pois faria o grupo perder seu formato e alinhamento. Para tratar da velocidade é aplicado um modificador de velocidade para cada membro, fazendo-os aumentar ou diminuir a velocidade de acordo com a distância de cada um em relação aos seus seguidores.

Nesse ponto um problema mais complexo surge. Algumas vezes esse espaço que éprevisto para a posição de algum seguidor está sobre ou do outro lado de um obstáculo. Para resolver isso foi adotado um sistema que cria uma rede com cerca de 50 a 100 nodos que determinam pontos onde os personagens podem estar através do algoritmo A* . Esses pontos são comparados com os pontos calculados para a futura posição do personagem, como foi descrito anteriormente e é tomado o ponto darede mais próximo ao ponto ideal. Isso faz com que o esquadrão mantenha-se unido e construa melhor posicionamento ou rotas em torno de pequenos obstáculos ou contornem grandes obstáculos.

Porém, tudo é tão perfeito que os personagens começam a perder o aspecto humano ao executar seus movimentos, o que é um grande problema para a experiência de jogo. Então, para suavizar os movimentos, éadicionada uma variável a cada unidade do esquadrão, que permanece mudando dentro de um intervalo que tem a amplitude diferente para cada unidade. Para melhorar o desempenho custoso de todo esse sistema é feito uma comparação da meta com o movimento atual do personagem. Caso a diferença de velocidade ou local seja pequena a nova ordem não é dada porque não reflete um impacto significativo. Com isso obtemosum ciclo de verificação a aproximadamente cada 0,5 ou 0,75 segundos, o que garante um desempenho razoável e a movimentação como desejada, adicionando o detalhe da definição de formações para cada ambiente, como mais abertas para áreas abertas, mais fechadas para áreas confinadas e como colunas para corredores.

Para deixar a rotina de movimentação ainda mais natural, foi implementado um...
tracking img