Artigos pronome e numerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
artigo, numeral e pronomes
Artigo:

“um incêndio de grandes proporções está destruindo, nesse momento, um prédio comercial no centro de São Paulo. Pessoas que trabalham no local disseram que ouviram uma explosão e, logo a seguir viram muita fumaça. Segundo informações do corpo de bombeiros, o prédio não possui sistema de segurança contra fogo e o incêndio pode se espalhar para outrosprédios vizinhos. Ainda segundo o soldado do corpo de bombeiros, a explosão teria sido causada por vazamento de gás”
Observe que, inicialmente, empregou-se: um incêndio, um prédio e uma explosão e, depois, o prédio, o incêndio e a explosão.
Essa mudança (um- o, uma- a) se deu porque inicialmente , quem estava ouvindo a noticia não tinha nenhuma informação a respeito do fato. Dai o emprego de um/uma,que torna genérico, indefinido, o sentido dos substantivos incêndio, prédio e explosão. Na segunda vez em que esses elementos são citados, eles já são conhecidos, definidos, por isso, aparecem as formas o prédio o incêndio e a explosão.
As palavras o, a, os, as e um, uma, uns, umas que servem para definir/individualizar ou indefinir/ generalizar o sentido do substantivo chamam-seartigos.
O próprio conceito de artigo nos leva a uma subdivisão dessa classe gramatical:
Artigos definidos: o, a, os, as.
Indefinidos: um, uma, uns, umas.
Artigo _ palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo de maneira geral (indefinida) ou particular (definida).

Principais empregos do artigo

a. O artigo substantiva qualquer palavra.
Toda palavra determinadapor um artigo passa a funcionar como substantivo. Esse fato gramatical recebe o nome de – substantivação.
A palavra longe, por exemplo, pertence á classe gramatical dos advérbios e a palavra cantar, á dos verbos. Na frase abaixo, no entanto, por estarem determinadas por artigo, elas funcionam como substantivos.
Ouvia-se ao longe o cantar de um pássaro.ao= o = artigo, longe = substantivo , o = artigo e cantar= substantivo.
b. Omissão do artigo definido
Há casos em que o artigo definido não pode ser usado. Veja os principais:
. Antes de nomes de cidades e de pessoas conhecidas, famosas.
Exemplos:
Nosso amigo visitou Goiânia.
sem artigo
Leonardo da Vinci foi um grande inventor.
Sem artigoObservação: se o nome da cidade ou da pessoa apresentar um caracterizador , a presença do artigo torna-se obrigatória .
Exemplos:
Nosso amigo visitou a bela Goiânia.
caracterizador
O genial Leonardo da Vinci foi um grande inventor.
caracterizador
. Antes de pronomes de tratamentos (vossa excelência, sua santidade etc.) exemplo: vossa excelência ,senhor ministro, deveria apoiar o projeto.
. Na definição de conceitos.
Exemplo:
Fábula é um tipo de narrativa que transmite um ensinamento moral e cujas personagens são, em geral, animais.
. Após a palavra cujo (e suas variações).
Exemplo:
Fabula é um tipo de narrativa cujas personagens são, em geral, animais.

Numeral
Conceito: palavra usada para expressar uma quantidade definida,exata, de seres, ou a posição que um ser ocupa numa determinada sequência.
* ... Apenas 78 de cada mil cada mil estudantes concluíram, 1992, o 1° grau em oito anos e 330 completavam o estudo básico, muitos após várias repetências. Em média, eles levaram 9,6 anos para completar as 8ª séries...
* “Ler”- Suplemento especial NUMERAL
* da Folha de São Paulo, 9/9/1995.
* É a palavrausada para expressar uma quantidade definida, exata, de seres, ou a posição que um ser ocupa numa determinada seqüência.
* CLASSIFICAÇÃO DO NUMERAL
* Dependendo de sua finalidade específica, um numeral classifica-se em:
* A. Cardinal - Indica uma quantidade determinada, exata, de seres. Exemplo: Apenas 330 em cada mil alunos completavam o estudo básico.
* Observação: Alguns...
tracking img