Tema cultural : consumismo e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA CULTURAL: CONSUMISMO: O DESAFIO PARA SUSTENTABILIDADE SUBTEMA: CONSUMO QUE ACELERA A PRODUÇÃO DE RESÍDUO

PROBLEMATIZAÇÕES
Novas tecnologias substituem as antigas em um ritmo muito acelerado. Todos principalmente os jovem optam por novas tecnologias sem necessidade. O destino do lixo eletrônico é desconhecido pela maioria das pessoas e acaba em lugares indevidos. O significado dafelicidade para as pessoas tem sido baseado no consumismo compulsivo. Inter-relação entre consumismo e sustentabilidade (contrassensos). Construção da cultura ao entorno do consumismo.

CONVERSAÇÃO SOBRE O TEMA
Há muitos anos a ciência e a tecnologia vêm ditando os rumos e alternâncias do comportamento social, tanto no plano industrial quanto nos setores individuais das pessoas. Esta mudança,decorrente de satisfazer as necessidades cotidianas nas questões de sobrevivência, desenvolvimento, lazer, geração de supérfluos, vem produzindo muitos produtos tecnológicos. Grande parcela dos cidadãos os adquire, mas geralmente ignora suas características de funcionamento, os seus riscos, as suas vantagens ou outras possíveis consequências ou inconvenientes. Estas situações contraditórias de riscos evantagens que a ciência e a tecnologia apresentam requerem que se tenha um maior conhecimento sobre os processos envolvidos no seu desenvolvimento e produção.

Novas tecnologias substituem as antigas em um ritmo muito acelerado isso provoca mudanças positivas na economia do país, pois permite aos empresários, produzir mais, melhor, e em menos tempo, tornando assim o produto mais barato e commelhor qualidade. No entanto, nem tudo é positivo, a utilização excessiva e não controlada da tecnologia, poderá trazer desvantagens à sociedade e ao ambiente. A sociedade em que vivemos é bombardeada pelos apelos de consumo, conferindo às pessoas um comportamento típico, o consumismo compulsivo, que pode funcionar como um mecanismo de compensação para outras carências. Os casos mais graves deconsumo compulsivo, segundo psicólogos, mascaram desordens emocionais ou afetivas.

A motivação vem de uma sensação de deslumbramento pelos objetos desejados e do sentimento de satisfação pessoal que o ato da compra lhe proporciona. O consumo desenfreado é um distúrbio de comportamento ligado à ansiedade e à preocupação extrema com a opinião dos outros: “Tem a ver com o desejo de aprovação eaceitação. É similar ao que acontece com os adolescentes que se vestem igual para se sentir pertencentes ao grupo”. O comportamento também revela um sintoma da sociedade capitalista: dar valor a partir daquilo que se tem. Em última instância, a busca é por reconhecimento.

O consumidor descontrolado também age sob a influência dos apelos capitalistas, representados, acima de tudo, por campanhaspublicitárias que situam produtos como passaportes para a felicidade. É um tipo de comunicação que transcende, explicitamente, a informação sobre a utilidade real do objeto. Muito mais do que o próprio produto, as campanhas vendem realização, felicidade, prazer. Enquanto isso, o meio ambiente vem sofrendo as consequências do consumo desenfreado, tanto de mercadorias quanto de serviços, que demandam acima detudo recursos naturais, fazendo aumentar assim sua exploração e acarretando no aumento da produção de lixo sobre o planeta.

Conhecendo as tendências ambientais atuais, como sendo a principal a sustentabilidade, que buscamos frequentemente todo dia, devemos praticar atividades que não desenvolvam impactos ambientais. Dentre algumas ações, citamos como exemplos: o uso de energia solar,substituindo as outras formas de energia, racionalização do uso da água (demorando menos no banho, economizar ao lavar carros), a destinação adequada de resíduos sólidos e líquidos, ser um consumidor que busca produtos fabricados com menos impacto ambiental possível na natureza, reduzir, reutilizar e reciclar materiais utilizados no dia a dia, levar uma vida simples, com menor consumismo entre...
tracking img