Desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro – desenvolviemnto sustentavel – Gabriela Scotto

Capitalismo verde

Falhas do termo desenvolvimento sustentavel

Documento Nosso futuro, Brundtland – 1988, CMMAD

Fórum Global – Rio 92

Nao ratificação pelo poder legislativo de cada país envolvido – Convenção sobre a Mudanca do Clima e Convenção sobre Diversidade Biólogica

Rio + 5 5 (1997)

Sachs – Perspectiva da competição (países do Sul – WBCSD- World Business Council Sustainable Development- 1991 – antes da Rio - 92) Ecoeficiência

Perspectiva do astronauta ( referencia as fotograifas da Terra feitas desde o espaço – ambientalistas e comunidade cientifica) o que importa é a Terra azul e seus oceanos e verdes – a grande vitima da insustentabilidade é o planeta – sugerindo que para a protecao do planeta, épreciso uma intervençao a cientifica e politica a nivel global, para acabar com problemas como efeito estufa, chuva acida e aquecimento global, buraco na camada de ozonio. O mundo inteiro é visto como local para os ajustes ambientais, e nao somente os paises do Sul, como na outra perspectiva. Para o combate as ameacas globais ja citadas, é preciso um planejamento racional das condicoes do planeta, eisso nao se consegue atraves das politicas de Mercado, como prega o discurso do Sul. Neste context se insere a convençao sobre a mudanca do clima.

Perspectiva domestica – Nao mais se preocupa com a sustentabilidade da economia ou com o equilibrio da biosfera, mas sim, com a garantia dos meus de subsistencia dos grupos sociais mais afetados pela crise ecologica ( indios, camponeses e outrascomunidades locais) que depedendm dos recursos naturais e da subsistencia da terra para realizerem suas atividades. Seus problemas sao causados pela dinamica do desenvolvimento, e nao pela falta do mesmo, uma vez que 20% da populacao responsavel pro cerca de 80% do consumo de energia e da poluicao. Populacao dos paises ricos( norte) consomem ¾ dos recursos naturais e o restante, dos paises do Sul, ficamcom os outros ¾. Caso o sul consumisse tanto parecido ao norte, acabaria a capacidade de sustentacao do planeta. Discussao que abranja alternativas sobre a justice e equidade global. Cobrar que os paises do norte diminuam seu consume excessive para que os as sociedades mais pobres consigam se desenvolver. Arena principal para o ajuste ambiental: paises ricos do NORTE.

ESPACO AMBIENTAL- H.Opschoor – debate sobre sustentabilidade e ONG Amigos da Terra – Holanda. Jose Augusto Padua ( busca de um espaco apropriado para a vida humana no planeta entre o minimo requerido para as necessidades basicas e o maximo que pdoe ser assimilado pelas dinamicas da ecosfera. Calculo efetivo: agua, solos, energia, madeira e recursos nao renovaveis. Estimativa desses recursos em escala global divididapelo conjunto de seres humanos baseado no principio de equidade do uso.

Pegada ecologica- William Rees e Mathis Wackernagel – permite calcular a a area de terreno produtivo necessario para sustentar o nosso estilo de vida.
Varia categorias de terreno ( Agricola, oceanos, pastagens, florestas,etc) e de consume ( alimentacao, transporte, energia, habitacao, etc) Cada area de consumo éconvertida em uma area de terreno, por meio de fatores calculados para o efeito. Cada pegada é somada representando a parcela produtiva que seria necessaria para repor, pelo menos teoricamente o que foi consumido por vc.

Klaus Frey (2001) – enfase aos modelos politico-administrativo, papel do Estado e potencial democratico inerente as concepcoes propostas:
1- abordagem economico-liberal deMercado: primordialmente necessidade de crescimento economico : mais crescimento - reducao da probreza – promovendo desenvolvimento mais compativel com as exigencias ambientais,
2- abordagem ecologico – tecnocrata de planejamento: qualquer proposta de acao deve ser norteada pela sustentabilidade ecologica e conservacao da natureza, exigindo assim, a presenca de instituicoes com fortes e amplas...
tracking img