Telogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação e inovação tecnológica: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras
Resumo
Transformações significativas estão ocorrendo em todas as áreas do conhecimento com um desenvolvimento científico e tecnológico que aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas. Os sistemas de comunicação ganham especial impulso com este desenvolvimento e passamos a viver numa sociedade dacomunicação generalizada, numa sociedade rede. Este texto analisa o conceito de rede, rede sociocultural e tecnológica, que passa a ser fundamental para ampliar a nossa compreensão do mundo contemporâneo e dos reflexos no sistema educacional.
Num segundo momento do texto, é feita uma análise do discurso governamental sobre os projetos de implantação das tecnologias da comunicação e informação –especialmente televisão e computadores - no sistema educacional brasileiro.
Palavras-chaves: educação e comunicação; Internet; informática educativa; telemática; tecnologia educacional; políticas públicas;
Um mundo em transformação
Vivemos um momento especial da história da humanidade. Grandes transformações estão ocorrendo em todo o planeta, com grande velocidade e difícil dimensionamento.
Um dosconceitos chaves deste mundo contemporâneo é conceito de rede. Este não é um conceito novo que surge somente neste final de milênio. No entanto, é a partir da segunda metade deste século ele passa a ganhar uma dimensão mais planetária, ampliando-se de forma considerável. É importante aprofundá-lo articulando-o com o desenvolvimento crescente das tecnologias de comunicação e informação para, comisso compreendermos sua relação com a educação.
A idéia da primeira máquina que possibilitasse o processamento de dados de forma mais veloz vem do início do século, quando, em 1925, foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, a primeira máquina de calcular eletrônica.
Mas é somente a partir da segunda metade deste século que este intenso movimento detransformações científicas e tecnológicas se manifestam com mais intensidade, a partir da invenção do transistor, em 1947 por John Bardeen, Walter Houser Bratain e William Bradford. Esta novas descoberta começou a revolucionar o mundo das máquinas e dos equipamentos e, alguns anos depois, deu-se início à chamada miniaturização das tecnologias, promovendo um grande impulso em todo o desenvolvimento dossistemas de comunicação em informação, com especial ênfase para a televisão.
Com este impulso, novas formas de comunicação foram introduzidas e, hoje, discute-se a televisão segmentada, a televisão interativa, o telecomputer, a automação dos sistema informacionais, as sinergias e megafusões de grandes empresas do mercado audiovisual e de comunicação. Estes intensos movimentos de transformaçõesfazem com que atualmente uma única geração seja capaz de acompanhar o nascimento e a morte de uma tecnologia. Geroge Gilder e Nelson Hoineff são dois autores que fazem uma interessante retrospectiva deste alucinado movimento e são leituras indispensáveis para aqueles que querem compreender o que nos espera em termos de equipamentos de comunicação.
São muitas as tentativas de sistematização daevolução científica e tecnológica no mundo das comunicações. A invenção do transistor e o conseqüente desenvolvimento dos sistemas computacionais são sempre apontados como marcos importantes neste universo. Para Leila Dias , podemos analisar este recente desenvolvimento em três fases. A primeira, durante à década de 70, fez com que a informática fosse sendo gradativamente introduzida na sociedade mas,ainda como algo traumatizante, mais próximo da alquimia, com os computadores de grande porte (main frame), geralmente instalados em salas especiais, isoladas, centralizadas, com pessoal altamente especializado. A palavra básica que representaria este momento é a de um sistema basicamente centralizado. Quando em 1970 é lançado pela Canon no Japão o Pocktronic - o primeiro computador de bolso -...
tracking img