Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicaspor geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales , Xenófanes , Pitágoras, Heráclito e Protágoras -com o propósito de libertar o pensamento de suas bases míticas, para dar à vida explicações diferentes daquelas que dependiam de deuses e superstições , questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses). Era uma atividade dos homens sábios ( philos = amigo ouamante; sophia = sabedoria) que se punham a pensar sobre conceitos estabelecidos, buscando novos entendimentos Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria". Existe uma quantidade enorme de definições, nenhuma delas podeser considerada certa ou errada. Definir Filosofia é uma tarefa subjetiva - cada Filósofo define filosofia de acordo com a sua própria concepção de filosofia.
A definição de Filosofia não é algo de acabado, não é intemporal, tal como a filosofia evoluí ao longo da história , também a sua definição está em construção, é algo que se vai fazendo. De um lado, há a exibição de si mesmo, a buscade laços e de amizades, o desejo de conversar. De outro, a brevidade, a vontade de informar e de ser informado em tempo real. A escolha de usar uma rede social não é ditada pela moda ou pelo acaso, mas revela uma filosofia de vida: uma é a emoção, e a outra, a razão. O estudo da Filosofia é importante em qualquer estágio da vida pessoal e escolar. Ela é a "mãe das ciências" e não trata somentedo antigo, pelo contrário, questiona tudo o que existe, em qualquer tempo para que conheçamos a nós mesmo e para aprendermos a nos relacionar com mundo, com o outro e com tudo que nos cerca. É uma disciplina que ajuda no desenvolvimento reflexivo e investigativo, a independência, a justiça e a crítica, entre outras , nos ajudando a ter uma idéia do sentido da vida e qual o papel do ser humano. Ojovem do Ensino Médio não deve estudar Filosofia porque ela vai ajudá-lo a desenvolver o senso crítico, como se ela fosse a única forma de saber capaz de fazê-lo pensar criticamente.  A importância da Filosofia para os jovens educandos não é tirá-los da ignorância, como se eles fossem incapazes de pensar, mas ajudá-los a usar o seu potencial intelectivo de um modo menos assistemático e maisprofundo. Quando se utiliza o pensamento ordenada e conscientemente, ganha-se tempo, chega-se a conclusões mais acertadas e resolve-se melhor os desafios que fazem parte da nossa vida. A juventude é um tempo de transição, por isso mesmo marcada por descobertas. É também o momento em que a conjuntura social começa a cobrar-lhes responsabilidade pelos seus atos. A Filosofia também , como instrumento dere-educação do pensamento conceitual, pode ajudar os jovens entender melhor a realidade e os tornar mais livres. Afinal, cada vez mais cedo o jovem é instigado a se posicionar frente a fatos ou situações que envolvem interesses de toda a sociedade. Por isso, simplesmente dizer “sim” ou “não”, sem uma avaliação mais criteriosamente dos possíveis impactos, não é liberdade, mas inconseqüência exige...
tracking img