Delphi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Delphi ?




O Delphi é um ambiente de desenvolvimento de aplicações, lançado pela Borland em 1995 e destinado ao ambiente Windows, a Versão 3 foi desenvolvida para a plataforma de 32 Bits, Windows 95 ou Windows NT.

O Delphi utiliza os conceitos de Programação Orientada a Objetos (POO), Programação Orientada a Eventos e tem como linguagem de programação o ObjectPascal.

Possui ferramentas de Banco de Dados, geração de relatórios e manipulação de arquivos de diversos formatos.

É uma linguagem compilada, ou seja cria um programa executável e pode ser distribuído para outras máquinas que não tenham o Delphi instalado.

É um ambiente de desenvolvimento que usa vários recursos e conceitos avançados da interface gráfica com o usuário do MicrosoftWindows. Permite que você estabeleça um abrangente controle do seu aplicativo, que está estreitamente vinculado com o próprio Windows.

É uma ferramenta RAD (Rapid Application Development) muito eficiente.

Aliando a facilidade da programação Visual, velocidade da linguagem Pascal e características de linguagem de Banco de Dados temos um poderoso ambiente de programação paradesenvolvimento de qualquer tipo de Sistema.











Introdução




Um Sistema é um conjunto de programas feitos com o objetivo de atender a uma necessidade do usuário. Em um computador temos entre outros o Sistema Operacional Windows e Sistemas Aplicativos tais como o Word, o Excel,.

O Delphi é baseado em projetos. Um projeto é um conjunto de recursos necessários para o bomfuncionamento de um aplicativo e contém os programas Fontes (que são escritos pelo programador), programas Executáveis, e os arquivos de dados e de controle.

O objetivo de um projeto é gerar uma aplicação ou aplicativo que será usado pelo usuário com fins específicos tais como: Folha de Pagamento, Controle de Estoque, etc.

Você deverá entender por Fonte os programas ou códigos deprogramação escritos por um programador, normalmente em linguagem código baseada em Inglês.

Quando você manda executar um programa em Delphi, primeiro ele Compila, isto é transforma em linguagem de máquina e gera um arquivo executável ( .EXE).

Você pode mandar executar (Rodar) seu aplicativo clicando no Botão Iniciar do Windows e Executar.



Componentes




Componentes sãoobjetos que estão disponíveis na paleta de componentes do Delphi e podem ser conectados diretamente à sua aplicação. Tecnicamente, são componentes todas as classes derivadas de TComponent. A classe TComponent apresenta toda funcionalidade necessária para se integrar corretamente seus componentes ao Delphi.


Por que componentes são tão úteis?

A grande utilidade dos componentes é afacilidade de serem reutilizados. Uma vez criado, um componente pode ser utilizado em qualquer projeto. Facilmente amplia-se a sua funcionalidade, derivando-o para uma nova classe, que conterá toda a funcionalidade de seu ancestral.


O que é necessário para desenvolver componentes?

Para o desenvolvimento de componentes é necessário um bom conhecimento sobre Orientação a Objeto e ObjectPascal, para se tirar o maior proveito possível sobre conceitos como herança e polimorfismo, entre outros. Também é de fundamental importância conhecer o Visual Component Library (VCL) para seguir os padrões e economizar trabalho herdando toda funcionalidade possível dos componentes existentes. Conhecer o sistema operacional, ou seja, WindowsXP, Vista, Seven e Win32 API, é recomendável já que o sistemaé uma grande fonte de recursos.






Começando o Delphi





Tela inicial do Delphi

[pic]

A janela principal do Delphi é constituída de 6 elementos:


Barra de menus: fornece o controle de todas as janelas do ambiente. Os menus permitem que você gerencie toda a estrutura do aplicativo e as janelas do Delphi e configure o ambiente entre outras coisas....
tracking img