Hanseniase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hanseniase

Doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), noentanto poucos adoecem (baixa patogenicidade); essas propriedades dependem de, além das características intrínsecas do bacilo, de sua relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio. O altopotencial incapacitante da Hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do M. leprae.
Sinonímia
Mal de Hansen. Antigamente, a doença era conhecida como lepra.

Agente EtiológicoMycobacterium leprae, bacilo álcool-ácido resistente, intracelular obrigatório, sendo a única espécie de micobactéria que infecta nervos periféricos, especificamente células de Schwann.

ReservatórioO homem, reconhecido como única fonte de infecção, embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados.

Modo de Transmissão

A principal via de eliminação dos bacilos dos pacientesmultibacilares (virchowianos e dimorfos) é a aérea superior, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada do M. leprae no corpo.

Período de Incubação
Em média, 2 a 7 anos.Há referências a períodos mais curtos, de 7 meses, como também mais longos, de 10 anos.

Características Epidemiológicas

Tem baixa letalidade e baixa mortalidade, podendo ocorrer em qualquer idade,raça ou gênero. Observa-se relação entre endemicidade e baixos índices de desenvolvimento humano. A Hanseníase apresenta tendência de estabilização dos coeficientes de detecção no Brasil, mas aindaem patamares muito altos nas regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste. O coeficiente de detecção de casos novos é função da incidência real de casos e da agilidade diagnóstica dos serviços de saúde. Ovalor médio deste indicador para o Brasil oscilou de 29,37/100.000 habitantes, em 2003, para 20,52/100.000 habitantes, em 2008. Observou-se, no período, uma maior ocorrência de casos nas regiões...
tracking img