Hanseniase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HANSENÍASE NO BRASI

1 Alunos do curso de técnico de enfermagem do Programa TecSaúde - Turma K Noturno – Colégio Integral Inaci.

RESUMO

Este trabalho faz uma revisão de literatura sobre a hanseníase no Brasil. O Ministério da Saúde investe em medicamentos que são distribuídos na rede publica de saúde durante o tratamento da hanseníase. Há uma grande dificuldade que é encontrarprofissionais da saúde qualificados, capazes de detectar a doença. Uma pesquisa feita pela Opas/OMS revela que 22% das equipes de programa a saúde da família (PSF) sabem diagnosticar e tratar. O governo deve investir também em campanhas informativas, educativas, agentes comunitárias e conselheiras, para eliminar de vez o preconceito. Feito todos os investimentos o programa contra a hanseníase vai funcionarcomo se deve.

INTRODUÇÃO

A hanseníase é uma doença infecciosa e altamente contagiosa de evolução crônica típica de países subdesenvolvidos, sendo que na Europa e em alguns países desenvolvidos a doença esta erradicada.

Mais conhecido também como “lepra”, “mal de Lazaro”, “mal da pele” entre outras denominações. Causada por uma bactéria, cujo nome cientifico é mycobacterium leprae. Estebacilo é semelhante ao que causa tuberculose e foi identificado em 1874, por um medico norueguês, Gerhard Henrik Armanuer Hansen (1841- 1912). Em homenagem a ele, a bactéria é conhecida como bacilo de hansen. Este nome foi sugerido pelo dermatologista Abrão Roberts por não ter um significado tão agressivo e discriminatório como o nome de lepra, citado desde a época bíblica e com grande ênfase naIdade Média.

Manifestação: constitui de manchas brancas ou avermelhadas na pele hipocromicas ou eritemato-hipocromicas ou simplesmente áreas circunscritas de pele aparentemente normal que apresentam distúrbios de sensibilidade, estas manchas não

coçam. A esse nível há uma anidrose ou hipohidrose, queda de pelos e ausência da horripilação. As lesões podem ser únicas ou múltiplas, comlocalização e tamanhos variáveis. Neste caso não há comprometimento de troncos nervosos, portanto os doentes não apresentam incapacidades e não são contagiantes.Esta perda de sensibilidade, normalmente começa pelas mãos e pés, e esta ligada diretamente ao fato de quando a pessoa se fere ou se queima e nem percebe. Somente o dermatologista, pode diagnosticar conclusivamente, o engrossamento da pele e a perdadas sobrancelhas e cílios, também são sinais de hanseníase.

A transmissão da doença acontece por contato direto com os bacilos de hansen que se encontram na saliva, nas secreções nasais ou nas feridas dos infectados. De modo geral a hanseníase, só se manifesta de três a cinco anos após o seu contagio, uma vez instalada, poderá apresentar uma forma benigna, de cura espontânea, ou de uma formamais grave. Um diagnóstico precoce permite o restabelecimento completo da hanseníase, inclusive com regressão das lesões.

Sintomas: Manchas brancas ou vermelhas, que não coçam e não doem são insensíveis ao calor e ao frio. Uma maneira de se verificar se é hanseníase é espetar um alfinete sobre a mancha, se você não sentir dor, é sinal da doença.

Hanseníase tuberculoide reacional, placaseritematosas, de aparecimento abrupto com limites bem definidos e regulares. De permeio pele normal, sem sinais de infiltração. A baciloscopia nesses casos pode ser francamente positiva, principalmente na vigência do surto reacional. A sensibilidade esta alterada, porem pode ser normal na face, devido a intensa irrigação nervosa.

Transmissão: Pela respiração, através do contato intimo e prolongado comportador da doença.

Tratamento: O tratamento é muito simples e esta disponível gratuitamente nos serviços de Sistema Único de Saúde SUS, de todo Brasil. A primeira dose do medicamento mata 90% dos bacilos e a doença deixam de ser transmitida. O tratamento não pode ser interrompido e na maioria das vezes dura 6 meses até 02 anos. O esquema de tratamento, denominado poliquimioterapia,...
tracking img