Telemarketing e marketing direto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho do Aluno Ausente
Telerketing e marketing direto

Telemarketing

TELEMARKETING “É toda e qualquer atividade desenvolvida através de sistemas de telemáticas e múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas de marketing”, é utilizado como uma ferramenta de marketing direto.
 O uso do telefone para fins comerciais  data desde 1880, em Berlim , logo após  o aparecimento do 1ºtelefone criado por Alexandre Graahm Bell quando uma pasteleiro oferecia seus pastéis ao cadastro de clientes. Na década de 50, embora sem a denominação de telemarketing, era usada principalmente nos USA, onde diversas publicações destacavam  números de telefones para obter respostas. Aqui no Brasil, também em meados desta década, as Páginas Amarelas possuíam uma equipe de vendedoras capacitadaspara vender anúncios de  classificados através do telefone.
 Ainda que usado para outras ações de marketing, foi em vendas que o uso do telefone se destacou. Nos anos de 70 a Ford Motor Company lançou a primeira grande campanha de marketing executada por telefone.
 No início o termo “telemarketing” era conhecido apenas como vendas por telefone, mais tarde  passou a identificar outras  ações demarketing, principalmente o atendimento ao cliente – SAC.
 No Brasil, no final dos anos 80, as filiais de multinacionais, cartões de crédito, editoras e as operadoras de telefonia incentivaram seu uso, estas últimas com a finalidade de aumentar o tráfego de ligações.
 A expansão das telecomunicações, com a privatização,  o desenvolvimento da informática, o  lançamento do “Código de Defesa doConsumidor” ( que protegia os negócios feitos por telefone)e também as próprias mudanças em costumes culturais foram fatores básicos para seu crescimento na década de 90.
 Até esta época, o local onde se realizavam as operações de telemarketing eram conhecidas como “centrais de telemarketing”. A introdução da tecnologia da informática   permitiu a mensuração de ligações e produtividade dos operadores, aunificação de cadastros além de agregar as diversas ações de marketing.
Surgia, no final século,  os Call Centers .
 No início dos anos 2000 foi a vez da Internet chegar aos Call Centers permitindo às empresas sua comunicação com os clientes por diversos canais – os Contact Center – também conhecidos como Centrais de Relacionamento com o objetivo de cativar e fidelizar clientes.
 É surpreendente ocrescimento do telemarketing no Brasil. Somente nos  três últimos anos este  setor alcançou 235% de crescimento, tornando-se um dos maiores empregadores do país.
 Sua expansão , conseqüentemente, oferece ao mercado uma enorme oferta de novos empregos e acredita-se que até o final de 2005 serão mais de 600.000 empregos diretos.
 Hoje as empresas brasileiras possuem em seus call centers / contactcenters tecnologia de ponta e mão-de-obra capacitada  o que permite oferecer a empresas estrangeiras seus serviços.

Marketing Direto

O Marketing Direto possui diferentes terminologias, que evoluíram ao longo dos últimos anos, mas que – na realidade – relacionam-se com o mesmo assunto. Marketing Direto = Marketing de Relacionamento = Marketing One-To-One = Comunicação Dirigida.
Tradicionalmente,utiliza-se a expressão "Marketing Direto" para atividades mais ligadas às ações de vendas ou captação. E a expressão "Marketing de Relacionamento" para ações mais ligadas aos programas de relacionamento ou fidelização. Na realidade, todas estas expressões estão intrinsecamente ligadas ao Marketing Direto.
Uma agência de Marketing Direto é, em sua essência, uma agência de marketing derelacionamento, que também é uma agência de comunicação dirigida.
Por Marketing Direto entende-se a disciplina de Marketing cuja comunicação se utiliza de uma ou mais mídias para obter uma resposta ou transação mensurável junto a públicos específicos, ou simplesmente gerar uma ação de relacionamento que gere encantamento junto ao público visado.
A natureza desses serviços faz com que, na maior parte de suas...
tracking img