Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA


Helena Morais Siqueira1
Juliana aparecida Vaz
Rozilene Rodrigues Ribeiro
Profº MsC. Gilmar Dias2
Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia

lenamoreno@hotmail.com
Jully2007@hotmail.com
Rose.3.r@hotmail.com
pfgilmardias@terra.com.br


RESUMO
O presente artigo nos direciona a uma profundareflexão acerca da importância do lúdico no processo de aprendizagem da matemática, ensinar Matemática é desenvolver o pensamento lógico, estimular o raciocínio independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. A matemática faz parte da nossa vida. Iniciando no nascimento, temos uma data, dia mês e anos, são pesados, medidos e aí continua a matemática no nosso cotidiano, ela nosacompanha em muitos aspectos de nossa vida. Os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Aluno precisa de estímulo para aprender, e o exercício lúdico estimula e desperta a motivação, é por isso que olúdico tem sido utilizado em muitas escolas como fonte de inspiração para os professores e de grande motivação aos alunos. [1]
Palavras-Chave: Motivação; Jogo; Educando; Professor; Aprendizagem.


INTRODUÇÃO


Brincadeiras, brinquedos e jogos fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu inicio. Este artigo vem tratar da busca e introdução do lúdicono processo educativo, mostrando que trabalhar ludicamente não será abandonado à seriedade e a importância dos conteúdos apresentados às crianças, pois as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento dos conhecimentos, possibilitando melhor interação e percepção da imaginação da fantasia e dos sentidos. Através das atividades lúdicas a criança passa a perceber e aceitar o outroestabelecendo relações sociais construindo conhecimentos e desenvolvendo-se integralmente.
A brincadeira está presente em nossas vidas desde o nascimento até a fase adulta, é a forma mais agradável de expressarmos a liberdade e o prazer.  “Os jogos e brinquedos, embora sendo um elemento sempre presente na humanidade desde seu início, também não tinham a conotação que têm hoje, eram vistos comocoisas sem importância e tinham como objetivos a distração e o recreio.” Mas, sabemos que quando bem aplicada à educação lúdica pode contribuir para a melhoria do ensino, tanto na qualificação quanto na formação critica do educando valorizando-o para o melhor. Por meio das atividades lúdicas, o infante exterioriza seus sentimentos e estabelece uma relação concreta com o meio em que vive por meiode interação com os outros.
Com o gesto lúdico, a criança constrói um mundo de imaginação a partir do mundo real. Não resta dúvida que os jogos têm sua função educativa, pois, para jogar, as crianças precisam respeitar as regras, decidir, sentir a necessidade de pensar para resolver a sua estratégia.  Mesmo que haja acertos e erros, fazem com que a criança exercite suainteligência, participe ativamente, construindo uma interação durante a realização do jogo.
Incluir o jogo e a brincadeira na escola tem como propósito o duplo aspecto de servir como forma de satisfação de necessidade do lazer e também servir à construção do conhecimento.
1. DESENVOLVIMENTO TEXTUAL


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuínoque eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver (PCN, 1997,48-49). Podemos sim contribuir com a melhoria da aprendizagem da matemática e desenvolver o gosto pela disciplina. Vê-la de...
tracking img