Telefonia ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Telefonia IP
2012
RESUMO

A Telefonia IP, que pode ser considerada a grande inovação deste começo de milênio, utiliza aparelhos de telefone especiais, que se conectam diretamente a rede de computadores recebendo voz, dados e até imagens, promovendo uma integração completa entre as redes de dados e a de voz. Uma das principais vantagens da implantação de uma rede de voz sobre IP (VoIP) em umarede corporativa é a possível diminuição de custos com ligações telefônicas interurbanas e internacionais. Tal implantação, em alguns casos, é bastante simples e torna-se muito mais vantajosa caso a empresa já possua uma rede de dados. O uso de um protocolo padrão já bastante conhecido e utilizado no mundo todo como o IP só faz aumentar a confiança de utilizá-lo também para a transmissão da vozhumana. Como as conversações telefônicas têm características de tempo real faz-se necessário utilizar uma série de subsídios extras para garantir a qualidade do serviço das ligações. Voz sobre IP pode ser uma alternativa bastante viável e confiável para empresas que necessitam reduzir seus custos com ligações de longa distância.

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

VOIP Voice Over IP
IPInternet Protocol
LAN Local Arena Network
WAN Wide Arena Network
VPN Virtual Private Network
TCP Transmission Control Protocol
UDP User Datagram Protocol
STFC Serviço Telefônico Fico Comutado
PABX Private Automatic Branch Exchange

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Arquitetura típica de rede para a telefonia IP. Pag.10.Figura 2: Arquitetura típica para uma corporação com mais de um escritório. Pag.11.
Figura 3: Estrutura em camadas dos principais protocolos. Pag.13.

Sumário
RESUMO 3
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS 4
LISTA DE FIGURAS 5
1. INTRODUÇÃO 7
2. JUSTIFICATIVA 8
3. OBJETIVO 9
4.CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO 10
4.1 FUNCIONAMENTOS DA VOZ SOBRE IP. 10
4.2 Arquitetura típica de rede para a telefonia IP: 10
4.3 AMBIENTE CORPORATIVO 11
4.3.1 Arquitetura típica para uma corporação com mais de um escritório. 11
4.4 PROTOCOLOS 11
4.4.1 Sinalização e Controle de Chamadas 11
4.4.2 Processamento de Voz 12
4.5 VANTAGENS DO USO CORPORATIVO DA TELEFONIA IP 13
4.6VIABILIDADES DA MIGRAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES TRADICIONAL PARA UMA TOTALMENTE IP 13
4.6.1 Dificuldades na Implementação do Serviço 14
5. CONLUSÃO 15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO
As telecomunicações vêm sofrendo um grande avanço tecnológico nos últimos anos, e uma palavra que resume o futuro dela é a convergência. Em uma rede corporativa onde existe umconjunto de plataformas de comunicação interligadas entre si, a convergência de voz, dados e imagem se tornam bastante atrativa principalmente se esta empresa atua em âmbito nacional. A convergência é uma das tendências mundiais que o mercado, principalmente o corporativo, vem absorvendo ao longo dos anos e um dos fatores que contribuem para isso é sem dúvida a redução de custos.
Na maioria dasorganizações a consolidação de dados e voz é um objetivo distante, mas uma migração em direção a está é inevitável. Atualmente a maioria das empresas possui duas redes distintas, uma para voz e outra para dados dificultando o seu gerenciamento além dos gastos para manter duas infraestruturas independentes.

 

2. JUSTIFICATIVA
Com os avanços da tecnologia, planejar uma infraestrutura quese mantenha útil por um longo período de tempo é um desafio. A aplicação de telefonia IP numa rede corporativa tem como principal objetivo reduzir custos de manutenção e operação. A tecnologia VoIP prevê a utilização de uma única rede para telefonia e tráfego de dados, possibilitando, assim, a comunicação de voz pela Internet, a partir de aparelhos telefônicos comuns ou computadores.

3....
tracking img