Tecnologias educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Camilla Moia
Ellen Siany
Erika Soares
Juliana Rodrigues
Luiz Thiago
Tharcisio André

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Belém
2011

Camilla Moia
Ellen Siany
Erika Soares
Juliana Rodrigues
Luiz Thiago
Tharcisio André

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Trabalhoapresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, como requisito parcial de avaliação da disciplina Tecnologia Educacional, sob orientação do Prof.º Dr.º José Roberto Silva.

Belém
2011
INTRODUÇÃO
Os alunos do curso de licenciatura plena em pedagogia do 3º semestre noturno, da Universidade do Estado do Pará- UEPA,na disciplina de Tecnologia da Educação, ministrada pelo professor José Roberto Alves da Silva, teve como proposta avaliativa uma pesquisa de campo cujo tema foi “o uso de tecnologias educacionais e o uso de mídias em sala de aula nas escolas públicas da  cidade”. A turma foi dividida em vários grupos de acordo com nível de ensino a ser pesquisado. Este grupo cujos discentes são: Camilla Moia,Ellen Siany, Erika Soares, Juliana Rodrigues, Luiz Thiago e Tarcisio André; Se comprometeu em desenvolver a pesquisa com docentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
No período de desenvolvimento da pesquisas de campo as escolas Públicas Estaduais de Ensino fundamental e Médio estavam em greve de professores. Logo, encontramos problemas em realizar as pesquisa nas escolas públicas de Belém.Realizamos a pesquisa de campo com os professores de três escolas publicas e duas escolas particulares, no período de 18 a 30 de outubro. Conseguimos alguns professores da rede pública, porém com muito esforço, pois algumas pesquisas foram realizadas nas residências dos professores já conhecidos pelos pesquisadores, não houve oportunidade de encontrá-los no seu local de trabalho, devido à greve. Apesquisa do grupo deveria ser feita com docentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. As instituições foram: O Colégio Sophos, Colégio ideal, ambas as escolas  particulares de grande porte que  desempenha seu trabalho do maternal ao convênio, possuindo  também sua faculdade própria e cursos tecnológicos e profissionalizantes; e com os professores das instituições publicas: Barão do Rio Branco,Sagrado Coração, Dr. Mário Chermont e Almirante Renato Guillobel que são escolas de médio porte que atendem clientelas do ensino fundamental ao ensino médio; colégio Madre Celeste e Santa Rosa, são escolas particulares e religiosa, de grande porte.
Foram entrevistados 15 professores de diversos turnos e diversas disciplinas das escolas a fim de ter um resultado suficiente para entrar em análise eser discutido com base no tema proposto. A pesquisa de campo consistiu em um questionário com  perguntas objetivas e subjetivas que englobavam assuntos como a formação, atuação e conhecimentos dos docentes em relação à tecnologias educacionais.Sentimos uma certa resistências dos professores em responder as perguntas propostas. Ao percebermos essa problemática, preferimos deixar os professores àvontade para responderem as perguntas, deixando o questionário com ele e voltando em outro momento para a coleta dos dados.
Uma questão negativa da pesquisa foi à demora dos docentes em entregar os questionários, alegando a falta de tempo para respondê-los, que tinham muitas turmas durante o dia e que as perguntas necessitavam de uma analise mais trabalhada para serem respondidas. Acreditamos que osdocentes desconheciam de fato o tema e/ou simplesmente ignoraram a abordagem do assunto, outra hipótese seria a fala de interesse em colaborar com pesquisa dos graduandos, pois na análise dos dados coletados, verificou-se que aproximadamente 50% dos questionários apresentaram varias perguntas em branco e incompleto. Segundo os entrevistados, o questionário estava com perguntas repetitivas,...
tracking img