Tecnologias educacionais no ensino da geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As tecnologias educacionais no Ensino da Geografia
Apresentação
Pode-se observar que o ensino de geografia tem passado por severas mudanças ao longo de seu percurso em sala de aula. Se analisarmos o conteúdo que era ensinado há décadas e compararmos ao que é ensinado hoje, podemos perceber uma mudança muito significativa.
O tema que iremos focar neste trabalho – as tecnologias educacionaisno ensino de geografia – tem uma importância muito grande para mim, seja como aluno, pesquisador e como futuro professor.
Muitos autores colaboraram com artigos científicos, teses de doutoramento e periódicos. O presente trabalho é enriquecido de fontes de naturezas diversas – pedagogia, geografia e especialistas em tecnologias na educação. Contudo, como estudante do curso de geografia e comofuturo professor, é de suma importância que o trabalho tenha abordagem geográfica. Atualmente muitos autores trabalham as tecnologias na educação. É um tema que está muito em pauta, visto que as tecnologias adquiriram uma importância muito ampla em sala de aula. Discutiremos, ao longo do trabalho, a importância da tecnologia educacional, a relação dos alunos e do professor frente a tecnologia e, porfim, a análise de um questionário elaborado pelo autor e preenchido por alunos e professores da rede pública e particular que contribuirá de forma muito ampla para respondermos as questões que orientam nosso trabalho.
Há muito venho observando que a tecnologia está cada vez mais inserida no cotidiano, no trabalho, na escola e na vida. Posso dizer isso não apenas pelas minhas observações e pelaminha vivência, contudo, ao longo do trabalho e perante alguns autores que tratam da tecnologia como fundamental pude perceber que esta está inserida na sala de aula, no cotidiano, e no trabalho.
Dentro desse novo panorama, importante, sem sombra de dúvida, é a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia em uso na educação. Essas são questõesque determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento. Processo este em que a interação entre sujeito e objeto se constitui de forma dialética, assim sendo, o ensinante é também o aprendente.

“A aprendizagem supõe pelo menos dois componentes interligados: o primeiro, é o esforço reconstrutivo pessoal do aluno; o segundo, é uma ambiência humana favorável, onde se destaca o papelmaiêutico do professor”.(DEMO, P., p.167).

Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial (Moran 2009). Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos.Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido. Sem sombra de dúvidas quando descobrimos novas dimensões de significação que antes se nos escapavam, quando vamos ampliando o círculo de compreensão do que nos rodeia, quando como numa cebola, vamosdescascando novas camadas que antes permaneciam ocultas à nossa percepção, o que nos faz perceber de uma outra forma. Aprendemos mais quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática; quando ambas se alimentam mutuamente (Moran, 2009). A sala de aula é um espaço privilegiado quando pensamos em escola, em aprendizagem. Esta nosremete a um professor na nossa frente e muitos alunos sentados em cadeiras olhando para o professor, uma mesa, um quadro negro e, às vezes, um vídeo, um computador ou uma TV. Com a Internet e as redes de comunicação em tempo real, surgem novos espaços importantes para o processo de ensino-aprendizagem que modificam e ampliam o que fazíamos na sala de aula. Abrem-se novos campos na educação...
tracking img