Tecnologias de gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Novas demandas e ambientes para o Gestor Contemporâneo

Introdução
O final do século XX deixou claro um conjunto de preocupações que devem orientar a conduta intelectual dos cientistas. A degradação do meio ambiente tem deixado seqüelas irreversíveis, ocasionado pela utilização de novos conhecimentos sem uma prévia consideração dos efeitos sobre as condições de vida no longo prazo.Diante disso, a Sustentabilidade recebe grande destaque em relação a sua importância. “O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras” (Trigueiro, 2005).
O equilíbrio entre o econômico, o social e oambiental é a premissa do desenvolvimento sustentável (PNUD, 2005).
A sustentabilidade na visão organizacional é um modelo que visa manter o crescimento das empresas levando em consideração as variáveis éticas, sociais, políticas, respeitando o meio ambiente, sem perder o foco e ações de responsabilidade, civil, administrativa e criminal. Com isso, direciona a Instituição para um futuro sólido,sem o risco do comprometimento da sua imagem e do negócio. "Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades" (Brundtland, 1987).
Neste contexto, torna-se necessário um estudo mais aprofundado, relevando a importância do desenvolvimento sustentável nas organizações em geral,oferecendo subsídios para propor melhoras ou mudanças no tema estudado. Perante essa questão, empresas como o Banco Real, buscam cada vez mais iniciativas como a sustentabilidade que tenha como foco um diferencial para o sucesso dos negócios, mas que também, tragam benefícios para os problemas sócio-ambientais.
Como objetivo a pesquisa buscou identificar e classificar as informações sobre aspráticas sustentáveis dentro da organização estudada, a partir do programa Amigo Real, a fim de mostrar a sua importância como forma de desenvolvimento social e econômico, bem como, sua influência no negócio e no estabelecimento do diferencial de mercado. Assim como, os motivos que levaram o Banco Real a implementação do modelo pautado no conceito de sustentabilidade. Através do tema será abordado opapel da sustentabilidade na gestão do Banco que visa ter sua imagem associada a um modelo de negócios que todos ganham: clientes, funcionários, fornecedores, sociedade e o meio ambiente, agindo com pró-atividade e atuando de forma responsável. A Gestão Sustentável evita desperdícios de investimentos, recursos naturais e humanos, atuações e surgimento de passivos desnecessários.

Referencialteórico dos temas estudados
Sustentabilidade Corporativa
A sustentabilidade repousa em uma visão de negócios onde desempenho socioambiental caminha lado a lado ao desempenho econômico - uma mudança de paradigma que prioriza a perenidade e a perpetuidade da organização. Em algumas situações, a melhoria no desempenho socioambiental pode gerar ganhos financeiros de curto prazo para as organizações –vide, por exemplo, oportunidades oriundas da comercialização de créditos de carbono. Em outras, esta melhoria pode não gerar benefícios imediatos, porém traz à empresa, ganhos de longo prazo, contribuindo para o sucesso contínuo e perene da organização.
Dois princípios têm fundamental importância na promoção da sustentabilidade empresarial: Governança Corporativa e Inovação. Somente apoiada em boaspráticas de governança corporativa uma empresa pode assegurar que os interesses das diversas partes interessadas sejam preservados, e uma empresa sustentável é justamente aquela que reconhece valoriza a sua interdependência não só com agentes internos, como os seus colaboradores, as também com atores externos à empresa, como fornecedores e clientes. Já a inovação é o elemento catalisador da...
tracking img