Como organizar um trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pensando em Lógica de Projeto.

Gessé Marques Jr.
Março de 2007

1. Delimitação do Tema (ou) Introdução Teórica (ou) Crie um Titulo que expresse seu tema.
De preferência, ao invés de usar “Delimitação do Tema”, crie um título que exprima o conteúdo temático do seu trabalho.
Na introdução do trabalho é necessário contextualizar o que se pretende pesquisar, e introduzir o leitor nocontexto de problemas, de teorias, e de doutrinas que se quer pesquisar. De uma maneira objetiva, mostramos como o tema vem sendo problematizado e, consequentemente, porque ele precisa ser pesquisado. Tratamos, portanto, de delimitar, de circunscrever o tema-problema. É o momento de se referir aos estudos anteriores já feitos (através da revisão bibliográfica), assim como mostrar as limitações dessesestudos e a necessidade de se continuar a pesquisá-lo. É o momento de mostrar a importância e "as contribuições que o seu trabalho dará, justificando-o desta maneira".
Através da revisão bibliográfica, o aluno demonstra que está inserido num tema de conhecimento, e ao mesmo tempo procura limitar a extensão do tema. Esse levantamento permite ao aluno conhecer o "estágio atual das discussões sobre oassunto além de possibilitar o contato com as diversas tendências metodológicas, segundo as quais o assunto poderá ser abordado”. Assim, neste momento é a hora de mostrar o que se sabe, mesmo que este conhecimento já faça parte de um “senso comum” da área.
Delimitar um tema é um processo onde se parte de um assunto e questão mais gerais (macro), para uma mais particular (micro). Por exemplo:Um tema: "A liberdade". (tema muito amplo que compreende filosofia antiga, contemporânea, abordagem história, em todas as vertentes do direito, da política, psicologia, sociologia, etc.).
Delimitando: "A liberdade jurídica". (ainda muito amplo, pois se pode falar de liberdade em todos os tempos, no ocidente, no oriente...).
"A liberdade no direito ocidental do século XX". (amplo: em quaispaíses? Antes ou depois da 2a Guerra Mundial?)
"A liberdade de agir no sistema jurídico brasileiro". (poderíamos perguntar quando?).
"A liberdade de agir do cidadão na Constituição brasileira de 1988". (temos um tema mais delimitado, e possível de se realizar uma pesquisa ).
Fazer perguntas sobre tempo e espaço podem ajudar na delimitação do tema. Qual o período que a pesquisa compreende? Onde apesquisa está localizada, ou que tipo de dados será utilizado?
Finalmente, teríamos que perguntar: como podemos transformar "a liberdade de agir do cidadão na Constituição brasileira de 1988" em um problema de pesquisa?
2. Objetivos.
Neste item é necessário mostrar o que o estudo procura atingir.
Se a questão fosse sobre o tema que falamos – liberdade e constituição de 1988 –, poderíamos dizerque nosso objetivo é mostrar como a constituição inaugura uma nova abordagem, uma mudança no sentido jurídico de liberdade. Será? Ou ainda que, devido a leituras feitas anteriormente, o sentido de liberdade foi influenciado por determinadas correntes de autores que se pretende analisar.
O objetivo somente pode ser traçado a partir do conhecimento expresso anteriormente, e por isto, não bastasaber, mas devemos fundamentar o conhecimento através das fontes bibliográficas que tratam do foco de análise pretendido na pesquisa. Ou seja, a partir do conhecimento que já possuímos sobre determinado tema, podemos problematizar e criar uma questão (ou questões) que possa direcionar a pesquisa a ser realizada.
3. Justificativas do Estudo.
Afinal de contas, por que esta pesquisa é importante? Porque ela deve ser realizada?
A justificativa é a hora de se “vender o peixe", de mostrar o valor do seu estudo frente aos objetivos propostos.
A pesquisa é importante porque, entre os autores lidos na revisão bibliográfica, a abordagem que pretendemos não foi ainda realizada; não teve a profundidade necessária. É importante porque trará uma nova compreensão sobre um determinado assunto. Porque...
tracking img