Tecnologias de gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido para o contexto das atividades realizadas na Faculdade Anhanguera-Uniderp, para a disciplina de Matematica.
Proporcionando um estudo apurado onde os alunos do 2º período do curso de Logistica irão colocar os conhecimentos teóricos em pratica.
Abrange, funções de primeiro grau, segundo grau e exponencial buscando modelos que se encaixem em receita,lucro, demanda, oferta, juros e montante.

Etapa 1

Passo 1

Receita
Definição

A função receita está ligada ao dinheiro arrecadado pela venda de um determinado produto.

Lucro
Definição

A função lucro é a diferença entre a função receita e a função custo. Caso o resultado seja positivo, houve lucro; se negativo, houve prejuízo.

L(x) = R(x) – C(x)

Exemplos de Custo ,Receita e Lucro nas funções

Um fabricante pode produzir calçados ao custo de R$ 20,00 o par. Estima-se que, se cada par for vendido por x reais, o fabricante venderá por mês 80 – x (0 ≤ x ≤ 80) pares de sapatos. Assim, o lucro mensal do fabricante é uma função do preço de venda. Qual deve ser o preço de venda, de modo que o lucro mensal seja máximo?

Custo: valor de produção de cada par desapatos vezes o número de sapatos fabricados.
C(x) = 20*(80 – x)

Receita: número de sapatos vendidos no mês multiplicado pelo valor de venda x.
R(x) = (80 – x) * x

Lucro: diferença entre a receita R(x) e o custo C(x)

L(x) = (80 – x) * x – 20*(80 – x)
L(x) = 80x – x² – 1600 + 20x
L(x) = – x² +100x – 1600

O lucro dado é representado por uma função do 2º grau decrescente, istoé, seu gráfico possui concavidade voltada para cima ou valor máximo. Para determinarmos o preço de venda do sapato, no intuito de obter o lucro máximo, basta calcular o valor do vértice x da parábola, dado por Xv = – (b/2a).

L(x) = – x² +100x – 1600
a = – 1
b = 100
c = – 1600

Xv =
Xv =
Xv= 100 / 2
Xv = 50

Para que se obtenha lucro máximo, o preço de venda do par de sapatosdeve ser R$ 50,00.

http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/funcoes-custo-receita-lucro.htm


DEMANDA
Definição

A Função demanda - relaciona a quantidade demandada e o preço de um bem. Sabe-se que quando o preço aumenta, a procura diminui e, quando o preço diminui, a procura aumenta. Esta é a Lei de demanda, caracterizada por uma função decrescente

OFERTA
Definição

Funçãooferta - relaciona o preço como função da quantidade ofertada. Ao contrário da função demanda, a oferta é uma função crescente, pois, no aumento dos preços, os fornecedores colocam uma quantidade maior do produto no mercado.

JURO
Definição
O juro é uma forma de produção de renda, através de um certo capital, sem a intervenção de trabalho.
Pode-se dizer também, que juro é o preço do risco queo credor corre na operação. Normalmente quanto maior o risco de inadimplência, maior será a taxa de juros cobrada.

MONTANTE
Definição
O montante é a soma do capital com o juro produzido em todo o período.

http://www.matematicadidatica.com.br/JurosSimples.aspx

FUNCÃO DE PRIMEIRO GRAU

Uma função do 1º grau pode ser chamada de função afim.
Pra que uma função seja considerada afimela terá que assumir certas características, como: Toda função do 1º grau deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x) = ax + b, sendo que a deve pertencer ao conjunto dos reais menos o zero e que b deve pertencer ao conjunto dos reais.
Então, podemos dizer que a definição de função do 1º grau é:
f: R-> R definida por f(x) = ax + b, com a  R* e b  R.

Veja alguns exemplos deFunção afim:
f(x) = 2x + 1 ; a = 2 e b = 1 f(x) = - 5x – 1 ; a = -5 e b = -1 f(x) = x ; a = 1 e b = 0 f(x) = - 1 x + 5 ; a = - 1 e b = 5             2                     2
Toda função a do 1º grau também terá domínio, imagem e contradomínio. A função do 1º grau f(x) = 2x – 3 pode ser representada por y = 2x – 3. Para acharmos o seu domínio e contradomínio, devemos em primeiro estipular...
tracking img