Feitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES ALVES FARIA (ALFA)
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Bárbara Moreira Silva
Dayenne Andrea Fernandes dos Reis
Hugo Lopes
Ludmilla Pereira da Silva

Desemprego:
As mudanças provocadas pela perda do emprego nas famílias Goianas

GOIÂNIA
NOVEMBRO DE 2011
FACULDADES ALVES FARIA (ALFA)
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Bárbara Moreira Silva
Dayenne Andrea Fernandes dos Reis
HugoLopes
Ludmilla Pereira da Silva

Desemprego:
As mudanças provocadas pela perda do emprego nas famílias Goianas

Projeto de pesquisa apresentado como parte da avaliação processual, na disciplina Metodologia Científica, 4º Período, do Curso de Ciências Econômicas das Faculdades Alves Faria,ministrada pelo Pro. Ms. José Eduardo Silveira Vaula.

Linha de pesquisa:
Pré projeto da disciplina de Metodologia Cientifica do curso de graduação em Ciências Econômicas.

Professor Orientador:
Pro. Ms. José Eduardo Silveira Vaula

GOIÂNIA
MAIO DE 2011
RESUMO
RESUMO

Silva, Bárbara Moreira; Reis, Dayenne Fernandes; Lopes, Hugo; Silva, Ludmilla Pereira. Desemprego: As mudançasprovocadas pela perda de emprego nas famílias Goianas: - Curso de Ciências Econômicas das Faculdades Alves Faria. Goiânia, 2011.

O Projeto de pesquisa tem por finalidade apontar as causas e expor as conseqüências da perda do emprego na atualidade. A metodologia a ser adotada será a pesquisa empírica a ser aplicada entre famílias que se encontram com membros em situação de desemprego na cidade deGoiânia. Como resultado, espera-se propor soluções que possam amenizar este problema.

Palavras-chave: Desemprego. Goiânia. Famílias. Sociedade.

SUMÁRIO

RESUMO 03
1. INTRODUÇÃO 05
2. PROBLEMATIZAÇÃO 06
3. JUSTIFICATIVA 07
4. OBJETIVOS 08
4.1 Geral 08
4.2 Específicos 08
5. METODOLOGIA 09
6. DESENVOLVIMENTO 10
6.1 Gráficos 11
7. CONCLUSÃO 18
8. REFERENCIAS 18
9. ANEXO I20

1. INTRODUÇÃO AO TEMA
Apresentamos de forma gráfica a pesquisa realizada na cidade de Goiânia, no período de maio a julho de 2011. Através de um questionário foi pesquisado entre as famílias goianas os efeitos da perda do emprego, foram entrevistadas 50 pessoas de varias idades e sexo que responderam a perguntas que refletem as transformações ocorridas decorrentes do desemprego e aexpectativa em relação a recolocação no mercado de trabalho.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

A última pesquisa do IBGE apontou uma taxa de desemprego para o mês de setembro de 6.2%, esta foi à menor taxa desde março de 2002, no entanto para as famílias que estão dentro deste universo à realidade e outra.
Entre os problemas gerados pelo desemprego está à diminuição do poder de compra das famílias, mudançasbruscas na qualidade de vida fazem com que filhos que antes estudavam em escolas particulares se transfiram para colégios públicos, planos de saúde são cancelados e todo cotidiano familiar sofre mudanças.

3. JUSTIFICATIVA
Vivemos em um país onde a concentração de riquezas provoca o aumento das desigualdades sociais entres as diversas camadas da população, questões básicas como o nível deemprego e renda devem ser sempre discutidas de modo a reduzir essa problemática.
Nossa pesquisa foi realizada com o intuito de compreender os motivos do desemprego na cidade de Goiânia e as conseqüências destes para estas famílias propondo soluções para amenizar os efeitos causados pelo perda do emprego.

4. OBJETIVOS
Tem-se por objetivo caracterizar através de pesquisas o perfil das famíliasque encontram-se atualmente em situação de desemprego, analisar os danos causados pela perda do emprego nessas famílias e quais as mudanças no perfil econômico das mesmas afim de identificar possíveis soluções.

4.1 GERAL

Através de pesquisas buscou-se entender os prejuízos causados pela perda do emprego com a finalidade de apontar soluções que tragam melhorias e evitem no futuro retornar...
tracking img