Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Informações Gerenciais
Análise Exploratória dos Impactos da Implantação
de um sistema ERP em uma Unidade Hospitalar

Resumo
Este trabalho, de pesquisa exploratória, analisa os impactos causados no ambiente organizacional de uma unidade hospitalar, situada no estado do Rio de Janeiro, oriundos da implantação de um sistema de gestão empresarial do tipo ERP. O estudo teve comoobjetivo principal contribuir com a caracterização dos fatores que traduzem a complexidade inerente na adoção deste tipo de sistema no setor de serviços, haja visto a pouca disponibilidade de trabalhos efetuados neste setor comparado àqueles já desenvolvidos nacional e mundialmente nas empresas do setor de manufatura. Para isto, antes da pesquisa de campo, é efetuada uma pesquisa bibliográficacaracterizando os modelos e as estratégias de implantação adotadas e analisadas por diversos autores especializados em tecnologia da informação, tais como Turban, Kalakota e Robinson, Davenport, Wood Jr., McGee, e Saccol, dentre outros, e ainda tratando de fatores ligados a resistência à mudanças por parte das pessoas no ambiente de mudanças organizacionais, conforme pesquisado por Da Silva e Vergara,Zwicker e Souza, dentre os demais autores estudados. O estudo verificou problemas ligados aos cinco componentes do sistema de informações gerenciais com base em computador, e conclui por sugerir tratar-se de um caso de insucesso na implantação do sistema ERP no setor de serviços, posto que a implementação efetuada na empresa pesquisada ainda não atendeu de maneira satisfatória às necessidades docliente, e não encontra-se em conformidade com as características e os conceitos preconizados pelos diversos autores pesquisados. Finalmente o estudo sugere oportunidades de pesquisas futuras que possam também contribuir na evolução do conhecimento relativo ao assunto.


Palavras-chave: Tecnologia da Informação, ERP, mudanças organizacionais, resistência à mudanças.

1. Introdução
1. Motivação eImportância do Tema
Nas últimas duas décadas do século passado, conforme McGee e Prusak(1994), o mundo enfrentou a passagem da era industrial para a era da informação.
Esta transformação, ainda conforme estes autores, fez com que os investimentos em TI - Tecnologia da Informação - fossem considerados (por vendedores, consultores e jornalistas) uma revolução no mundo executivo, e que a TI iriaconstituir-se numa ferramenta capaz de criar “escritórios sem papéis onde todos os empregados, executivos e escriturários, da mesma forma, receberiam ‘poderes’ para fazer contribuições criativas e significativas para que suas empresas alcançassem seus objetivos” (MCGEE e PRUSAK, 1994, p.6).
Conforme Davenport (1998), entre os anos 1997 e 1998 os investimentos mundiais em ERP – Enterprise ResourcePlanning, também conhecido como Planejamento de Recursos Empresariais (ABREU, 2003), efetuados pelas empresas no mundo, eram estimados em 10 bilhões de dólares, valor que poderia dobrar caso fossem também consideradas as despesas associadas às consultorias ligadas à sua implantação. Assim, este autor considerou que o impacto causado, ao longo dos anos 90, pelo desenvolvimento e adoção dos sistemasERP pelas empresas, foi análogo àquele impacto causado pelo surgimento da Internet no meio empresarial no final da década de 90.
Não obstante o nível de investimentos empreendidos em ERP até 1998 , o autor apresentava que o número crescente de falhas de controle nos projetos de implantação destes sistemas poderia levar à redução no ânimo gerencial para efetuar tais investimentos, “The growingnumber of horror stories about failed or out-of-control projets should certainly give managers pause” , (DAVENPORT, 1998, p.122) .
Vale destacar que a implementação dos sistemas ERP nas empresas é considerada uma atividade complexa por vários autores que trataram deste assunto: para Abreu (2003, p.208) o “trabalho de implementação do ERP” é “normalmente complexo, demorado e desafiante”; para...
tracking img