Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Necessidade ou Invenção: quem vem primeiro?18 / agosto / 2007 por Adriano Senkevics

O capitalismo se desenvolve com o decorrer dos anos e se modifica para melhor adaptar-se às sociedadeshumanas. Na evolução capitalista, cresce juntamente a ele a tecnologia, valendo a expressão: “A necessidade é a mãe da invenção”. Porém, com o consumismo exacerbado dos nossos dias, não seriaverdadeira a recíproca: “A invenção é a mãe da necessidade”?
O capitalismo sempre esteve, desde sua criação, ligado à tecnologia. Partindo da expansão marítima européia, passando pela revoluçãoindustrial, as formas de obtenção de lucros foram se intensificando e tornando-se, a cada passo do avanço tecnológico, mais eficientes e exploradoras.

Toda essa tecnologia beneficia uma parcelada população em detrimento da outra. O conforto das facilidades presentes nos novos produtos, a rapidez para adquirir informações do mundo e o grande universo de conhecimento e entretenimentodisponível aos privilegiados são os principais fatores que sustentam as bases desse sistema econômico-político, já que alimentam o consumismo.
O excesso de consumo, por sua vez, fornece aocapitalismo justamente o que ele deseja: lucro, pois as pessoas vão se acomodando e usufruindo todas as “belezas” oferecidas pelo sistema e estimuladas pela publicidade, umas das maiores ferramentas docapitalismo. Esses produtos tornam-se ícones do consumo, chegando a ponto de ser a nova moda, que padroniza as pessoas em determinados aspectos.

Portanto, não se pode dizer com precisão se anecessidade cria a invenção, ou vice-versa, pois se analisarmos as estratégias capitalistas para acúmulo de capital, a reação das pessoas diante de produtos que prometem inovar o mercado emuitas outras características que ocorrem simultaneamente entre si, concluiremos que todas são válidas e, como se não bastasse, mais um dos infinitos meios capitalistas de alcance dos seus...
tracking img