Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas distribuídos
1. Definição: Conjunto de computadores ligados em rede, com software que permita a partilha de recursos e a coordenação de atividades, oferecendo idealmente um sistemaintegrado.
“Um sistema constituído por um conjunto de computadores independentes vistos pelos utilizadores do sistema como sendo um sistema coerente e único.” (Tanenbaum)
“Um sistema no qual componentes dehardware ou software localizadas em computadores em rede comunicam e coordenam as suas ações através da troca de mensagens” (Coulouris)
2. Características: Comunicação através de mensagens,Concorrência, Partilha de recursos, Sistema assíncrono, Falhas independentes, Heterogeneidade.
2.1 Comunicação através de mensagens: Os componentes comunicam-se através de mensagens. (não existem variáveisglobais partilhadas) modelos de programação: cliente/servidor, modelo baseado em objectos, etc.
2.2 Concorrência: os vários utilizadores utilizam o sistema em simultâneo (é necessário coordenar oacesso aos recursos partilhados: hw, sw, dados)
2.3 Partilha de recursos: impressoras, discos, ferramentas para trabalho cooperativo, bases de dados. A partilha de recursos levanta questões de segurança.Gestores de recursos controlam o acesso a recursos partilhados.
2.4 Sistema Assíncrono: não existe um relógio global diferentes velocidades de processamento não existe um limite para o tempo decomunicação.
2.5 Falhas independentes: falhas na rede (perda de mensagens, duplicação, reordenação). Falhas em unidades de processamento (a falha de um componente não impede necessariamente os outros defuncionar).
2.6 Heterogeneidades: Um sistema distribuído pode possuir: diferentes tipos de rede, diferentes tipos de hardware (diferentes representações de dados, diferente código máquina), diferentessistemas operativos (diferentes interfaces para os protocolos de comunicação), diferentes linguagens de programação (diferentes representações de estruturas de dados como arrays ou registos,...
tracking img