Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecimentos básicos de primeiros socorros
Embora cada acidente tenha características próprias, alguns procedimentos essenciais devem ser observados em todas as situações de emergência. É importante saber que as duas primeiras horas após o acidente são decisivas para o tratamento eficaz dos ferimentos e a sobrevivência da vítima. Portanto, uma leitura cuidadosa das técnicas possibilitará maissegurança e controle emocional na hora de prestar socorro. Confira. Compreenda a situação mantenha a calma; procure o auxílio de outras pessoas, caso seja necessário, e peça que chamem um médico; ligue para emergência em sua cidade; mantenha os curiosos à distância, pois assim o socorrista terá espaço suficiente para trabalhar; faça o exame primário para a avaliação completa do estado da vítima.Mas atenção: o exame secundário, que visa descobrir quais foram as lesões sofridas, só pode ser feito se a vítima se encontrar em condições estáveis. Proteja a vítima analise o ambiente em que se encontra a vítima, a fim de minimizar os riscos tanto para o acidentado como para o socorrista (fios elétricos, animais, tráfego, entre outros); caso necessite parar ou desviar o trânsito, procure pessoascapazes de fazê-lo; se necessário, remova a vítima para um local adequado; aja sempre com o intuito de acalmar a pessoa, e sem movimentá-la com gestos bruscos; converse com a vítima, pois, se ela responder, significa que não existe problema respiratório grave. Caso ela não consiga se comunicar adequadamente, verifique se está respirando. Em caso negativo, você deve agir rápido: proteja a sua mão,abra a boca da vítima e verifique se há algo atrapalhando a respiração, como prótese dentária ou vômito; remova imediatamente. Se necessário, faça a respiração boca-a-boca e a reanimação cardio-pulmonar (RCP); se a vítima estiver vomitando, coloque-a na posição lateral de segurança (com a cabeça voltada para o lado, a fim de evitar engasgos).

Exame primário
Envolve a avaliação completa davítima, com especial atenção para tudo o que possa provocar risco de vida: Adotar as precauções universais no contato com a vítima (EPI apropriado); observar o ambiente em que a vítima se encontra; colocar reto o pescoço da vítima e manter a mandíbula segura, visando desobstruir as vias respiratórias e amenizar a pressão na coluna cervical; avaliar se a vítima apresenta parada respiratória ou cardíaca.Em caso positivo, começar imediatamente a reanimação cardio-pulmonar (RCP); analisar a existência de hemorragias e buscar meios para contê-las; verificar o estado de consciência da vítima; avaliar a intensidade da dor; conferir a temperatura do acidentado; manter a vítima aquecida com cobertores e/ou lençóis.

Exame secundário
Este exame somente é feito quando o acidentado se apresenta emcondições estáveis. Siga as instruções abaixo. Cabeça e face analise a região superior do couro cabeludo, procurando alguma alteração; escorregue as mãos pela parte de trás da cabeça; apalpe a parte frontal do crânio (testa e região superior). Tronco toque na clavícula (osso do ombro), um lado de cada vez; apalpe a face anterior (da frente) do tórax; apalpe o abdômen; pressione o quadril anterior elateralmente. Obs: durante este exame, fique atento para o surgimento de bolhas e crepitações sob a pele, que podem indicar necessidade de atendimento médico imediato. Membros superiores apalpe braços, ombros, cotovelos, antebraços e mãos; verifique o pulso radial (no punho); examine a movimentação dos membros

Membros inferiores apalpe a coxa desde a virilha; apalpe joelho, perna e pé; cheque opulso pedioso (no peito do pé); examine a motricidade (movimentação); repita o exame na outra perna. OBS: Ao analisar a capacidade de movimento da vítima, deve-se ter cuidado redobrado ante uma suspeita de fratura. Evite ao máximo mexer no paciente, e providencie o socorro especializado.

Dez mandamentos do socorrista 1. Manter a calma. 2. Ter em mente a seguinte ordem quando prestar socorro:...
tracking img