Tecnologia xdsl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PROJEÇÃO

LEANDRO BIÂNGULO DOS REIS

TECNOLOGIAS XDSL







Brasília, 07 de Maio de 2012
FACULDADE PROJEÇÃO
LEANDRO BIÂNGULO DOS REIS

TECNOLOGIAS XDSL



Professor: André Takeda



Brasília, 07 de Maio de 2012.

Sumário

1- Introdução 4
2- Tecnologia Xdsl 5
3- VDSL6
4- HDSL 7
5- SDSL 8
6- Conclusão 9
7- Referência Bibliográfica 10

Introdução

Observando o avanço da tecnologia nesta ultima década temos uma visão importante do desenvolvimento de tecnologias avançadas que trazem benefícios para todos que se interessam pelas áreas de informática. Apresento a tecnologia xDLS que traz benefícios aos internautas,oferecendo o envio e recebimento de dados de uma forma segura e muito veloz.

Tecnologia xDSL

xDSL é um termo genérico para os serviços DSL (digital subscriber lines), tem o potencial para revolucionar o acesso à Internet e as telecomunicações oferecendo uma opção para transporte de dados a alta velocidade e baixo custo, para usuários individuais e empresas. Os serviços xDSL oferecemvelocidades 100 vezes maiores que os atuais modems analógicos de 56 kbps. É uma técnica de comunicação projetada para coexistir com os velhos serviços telefônicos, onde a infraestrutura e os fios de cobre nos pares trançados podem ser aproveitados para a transmissão de dados em altas taxas, sem que voz e dados interfiram mutuamente. Permite transportar informação digital a altas velocidades, por parestelefônicos comuns, mediante sistemas de modulação-demodulação complexos. O “x” utiliza-se para diferenciar os tipos de serviços e/ou tecnologias DSL.

ADSL (Assimetric Digital Subscriber Line)

ADSL é também atualmente uma das únicas tecnologias disponíveis no mercado que oferece o transporte da TV/vídeo sob forma numérica (MPEG1 ou MPEG 2) utilizando uma conexão telefônica. O ADSL permitenomeadamente o transporte de dados TCP/IP, ATM e X.25.

O padrão ADSL foi finalizado em 1995 e prevê:
- Um canal telefônico com conexão analógica ou ISDN;
- Um canal que sobe com uma capacidade máxima de 800 kbits/s;
- Um canal que desce com um débito máximo de 8192 kbits/s;

O termo assimetric está diretamente relacionado à falta de simetria das taxas de transferência desta tecnologia. Acaracterística assimétrica é que faz com que o ADSL seja mais recomendado para acesso a Internet. E as várias opções disponíveis de Velocidade/distância é mais um ponto a favor do ADSL. O ADSL utiliza duas taxas de transferência distintas: a grosso modo, uma para upload (upstream) e outra para download (downstream). Os valores dessas taxas variam de acordo com a distância entre um modem e outro, numaproporção inversa. Ou seja, quando mais próximos os modems, maiores taxas podem ser atingidas.
O ADSL também suporta voz e dados simultaneamente, dividindo a linha telefônica em duas partes. A primeira parte é delimitada a ondas de até 4Khz, que ocupam cerca de 1% (um por cento) da capacidade do meio físico que, para a nossa surpresa, é o suficiente para se transmitir voz. As ondas de 26Khz até2Mhz são utilizadas para transmitir dados, que utilizam cerca de 99% (noventa e nove por cento) da capacidade do meio físico.

A tecnologia ADSL cria 3 canais de informação separados:

- Um canal downstream de alta velocidade;
- Um canal duplex de média velocidade;
- Um canal para serviços telefônicos básicos;
Dois dos aspectos mais significativos desta norma é que ela estabelece o DMT(Discrete Multitone) como o método preferencial de modulação a ser empregue e uma rede ATM de suporte para interligar os servidores.
As vantagens associadas ao ADSL são significativas e estabelecem uma diferenciação positiva clara em relação a outras tecnologias, como em seguida se apresenta:

Serviço telefônico (POTS): O serviço fixo telefônico está sempre assegurado, mesmo quando há falhas de...
tracking img