Xdsl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Disciplina: FUNDAMENTOS DA INFORMATICA E COMUNICAÇÃO DE DADOS

Sistema de comunicação xDSL

São Paulo
2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Sistema de comunicação xDSL

JÉSSICA MOREIRA R. FRANCISCO 412201938
LUCILENE ALVES CALAÇA 412204808
RODRIGO VIVO JORGE 412201889
SIRLEIDE CARDOSO SANTOS 412204465
WILLIANS ALBERTO APARECIDO 412204576

São Paulo
2012ÍNDICE

Resumo

É abordado inicialmente nesta monografia, um estudo sobre uma infraestrutura já implantada, que é o par metálico, suas principais características de funcionamento e suas limitações técnicas, sendo a observação e o estudo desses elementos, de fundamental para a implantação dos serviços xDSL. Em seguida veremos os tipos de modulação utilizados no processo de implantação dossistemas xDSL, suas diferenças e aplicações, e após estudado o processo de modulação, passaremos para a análise particular de cada tipo de tecnologia existente, observando sempre as características principais de cada tecnologia, o seu completo funcionamento,os serviços prestados, as suas vantagens e desvantagens em relação a outros serviços semelhantes, sempre buscando uma melhor interação entre otipo de aplicação tecnológica e o serviço por ela prestado.

1. Introdução

Com o passar do tempo, o desenvolvimento dos sistemas de telecomunicações resultou em diversas redes com características altamente específicas. Num mesmo prédio de uma operadora de telecomunicações, disputavam espaço físico as redes de telefonia, dados, telegrafia e vídeo.
Com o processo da digitalização do sinal, ainformação passou a apresentar características semelhantes em relação ao meio de transmissão, isto é, não importa na maioria dos casos o tipo de informação que está sendo transmitida, mais sim se este sinal é um sinal digitalizado, e que este deverá obedecer a uma sequencia lógica e predeterminada de zeros e uns.
O meio unificado permite a abertura do caminho para uma rede digitalizada com seusserviços integrados. A ISDN (Rede Digital de Serviços Integrados) entra em cena, e agora o problema é como poderia fazer uso do par metálico, amplamente conhecido na rede de comunicações, disponível e instalado em todas as localidades do mundo, compondo sistemas complexos que até hoje são de grande utilidade para diversas redes de telecomunicações. Os sistemas digitalizados a cada dia aumentam ademanda por serviços, exigindo maiores taxas de transmissão de dados na linha, porém, como é do nosso conhecimento, o par metálico encontra problemas quando o assunto se refere a transmissões em altas velocidades. Assim sendo, torna-se necessário a implementação de uma tecnologia que, utilizando o par metálico, consiga ao mesmo tempo atender às solicitações emergentes de um mercado que anseia porsoluções imediatas, compartilhando os avanços tecnológicos ao meio já instalado e presente praticamente em todas as residências do mundo, sem deixar de lado a otimização dos custos, requisitos básicos aos quais a tecnologia xDSL pretende atender.
O xDSL (onde o X é uma notação genérica a qual se refere a família de protocolos para o Digital Subscriber Line), é uma técnica de comunicação projetadapara coexistir com os velhos serviços de telefonia, onde a infraestrutura e os fios de cobre nos pares trançados podem ser aproveitados para a transmissão de dados em altas taxas, sem que voz e dados se interfiram mutuamente. Esta é uma tecnologia que poderia ser interpretada como uma extensão para tecnologias mais avançadas como a ATM, onde a tecnologia DSL serviria como um meio de ligar ousuário final a um backbone na central telefônica.

2.1 Objetivo

Todo o trabalho de pesquisa desenvolvido nesta monografia, tem por objetivo visar um melhor conhecimento das várias tecnologias que o xDSL pode oferecer, bem como suas diferenças, comparações e o menor custo-benefício por elas prestado.

2.2 Estrutura geral do texto

No capítulo 2 iremos apresentar o conceito da...
tracking img