Dificuldades de ensino de quimica para surdo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ensino e a Aprendizagem em Química de Alunos Surdos no Ensino Médio: um estudo de caso


Resumo: O presente trabalho descreve resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola para alunos surdos, do Ensino Médio. Entre as principais observações destacam-se, uma diferença linguística existente entre a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LlBRAS), a motivação dosalunos da escola para participarem de atividades práticas e uma adaptação de material didático para os alunos acompanharem as aulas de química. Verificou-se também que em LIBRAS, não existe sinais químicos oficiais. Diante dessa realidade, os alunos surdos têm um vocabulário escrito muito restrito, em virtude de a Língua Portuguesa ser a segunda língua do surdo, o processo da aprendizagem química érealizado com combinações de sinais em cada escola que utilize LIBRAS.

Introdução
Considerando que a Língua tem por base a comunicação em símbolos linguísticos, ou sinais, e que a Linguagem tem por base a fala (oralismo) ou a escrita de uma língua, o aluno surdo tem por direito ser bilíngue. Ou seja, sua educação é desenvolvida em uma aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da LínguaPortuguesa, ou as duas línguas ao mesmo tempo (Comunicação Total), para assim ele ser um cidadão completo e apto a desenvolver qualquer competência. Por isso à esta pesquisa compete a seguinte pergunta: Como ocorre o ensino e a aprendizagem de Química no Ensino Médio com os alunos surdos?
Os principais objetivos do trabalho são compreender como ocorre o ensino e a aprendizagem dos alunos surdos emaulas de Química e identificar as facilidades e/ou dificuldades em relação à aprendizagem da linguagem química. Para isso, foram observadas aulas de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola para surdos, durante os meses de junho e julho; elaborou-se uma entrevista em vídeo com a professora de LIBRAS da escola e outra com os alunos; aplicou-se um questionário à professora regente dadisciplina de química (ver item adiante, Aprendizagem Química), e outro com uma professora de fora da escola de surdos, que é deficiente auditiva e ministra LIBRAS para ouvintes no Ensino Superior.
Os dados são apresentados de modo narrativo, contribuindo para a compreensão do processo de coleta de dados e da própria análise.
O processo de aprendizagem significativa é adquirido em grupos, numarelação de troca constante entre alunos, professores, a família e a comunidade escolar. Todavia, para um surdo aprender na escola, em função de não obter o retorno auditivo, ele adquirirá uma primeira língua, de preferência, de uma forma espontânea e natural. É aconselhável que primeiramente o aluno surdo aprenda LIBRAS e depois aprenda o português, porque assim será mais fácil para seralfabetizado, pela educação bilíngue, ou que aprenda LIBRAS e português ao mesmo tempo, conforme a filosofia da Comunicação Total. O ambiente em que o aluno estiver inserido é que vai determinar a sua primeira língua, portanto, as condições sociais de cada família é que determinarão o que ele aprenderá primeiro. As escolas ficam com uma diversidade de alunos, muitas vezes sem o auxílio de um professor quesaiba LIBRAS.
A realidade observada na escola pesquisada, é que em maioria os alunos do ensino médio foram oralizados, ou seja, aprenderam português antes de aprender LIBRAS ou treinaram leitura labial. Logo, a importância de aprender português é para o aluno se comunicar oralmente, aprender a escrever, realizar provas, concursos após adquirir a formação escolar e ingressar no mercado de trabalho; aimportância de aprender LIBRAS é para o aluno ter maior rapidez e naturalidade para expressar seus sentimentos, desejos e necessidades, desenvolver a cognição, estruturar o pensamento, também interagir socialmente para possibilitar o desenvolvimento linguístico.

Cultura dos Surdos

Os Surdos têm em comum a surdez, se comunicam em Língua de Sinais, que recebe um nome para cada país, para o...
tracking img