Tecnologia social - cpcd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CPCD E DEDO DE GENTE, UMA INICIATIVA DE IMPACTO SOCIAL




RESUMO

Esse artigo aborda a importância da tecnologia social para o desenvolvimento de comunidades. Para isso, adota como objeto o exemplo o CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - com o projeto fabriquetas e a cooperativa Dedo deGente, que utiliza da criatividade e cultura local para geração de emprego, inclusão social, responsabilidade ambiental e atendimento à demanda de um mercado consumidor.

Palavras-chave: Dedo de Gente, CPCD, Inclusão Econômica.

ABSTRACT

This article discusses the importance of social technology for development ofcommunities. For this, takes as its object the example of NGO CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – with its project “fabriquetas” and the coperative Dedo de Gente which use creativity and local culture in job creation, social inclusion, environmental responsibility and supplying the demand for the consumer market.

Keywords: Dedo de Gente, CPCD, Economic inclusion._________________________
1 Graduando em Design de Produto na disciplina Tecnologia Social (UEMG)
Email: dougbrandao17@gmail.com
2 Docente na disciplina Tecnologia Social (UEMG) - Email: danielafalbo@hotmail.com
3 Docente na disciplina Tecnologia Social (UEMG) - Email: nadja2m@gmail.com
1 INTRODUÇÃOA carência de políticas públicas que realmente funcionem e garantam os direitos básicos do cidadão brasileiro abre portas para um setor cada vez mais crescente no país, o das organizações não governamentais.
O que essas organizações buscam é garantir a possibilidade de que cada um tenha o direito e o suporte necessários para se desenvolver econômica e socialmente.Este artigo busca apresentar, resumidamente, uma experiência do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD que busca utilizar a cultura do povo como instrumento de transformação social. Essa experiência é a cooperativa Dedo de Gente, que gera emprego e renda para dezenas de jovens do interior de Minas Gerais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Tecnologia Social

Paraentendermos a importância das ONG’s no Brasil, primeiro devemos abordar uma definição para “Tecnologia social”, que são os meio como essas ong’s atuam na sociedade.
Nesse contexto, tecnologia social é todo processo ou técnica desenvolvidos para solucionar algum tipo de problema social e que tenha como critérios o baixo custo, facilidade de execução, facilidade de multiplicação do conhecimento eimpacto social comprovado. Toda tecnologia social deverá ser capaz de promover inclusão social e de tornar autossustentáveis suas organizações, além de promover a inclusão econômica.
De acordo com o economista William Mendes “Definir inclusão econômica depende do contexto inserido”, entretanto para uma pessoa ser considerada do PEA – População Economicamente Ativa – ela deverá exercer atividaderemunerada gerando renda.

2.1 O CPCD

O Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1984, em Belo Horizonte, com a missão de promover educação popular e desenvolvimento comunitário a partir da cultura, tomando-a como matéria-prima de ação institucional e pedagógica.
Tendo o educador popular,antropólogo e folclorista Tião Rocha como seu fundador, o CPCD desenvolve projetos que são referência de qualidade, desenvolvimento sustentável e uma alternativa eficaz no desenvolvimento social. Iniciados em Curvelo, vários projetos do CPCD estão sendo implantados em outras regiões de Minas Gerais (Vale do São Francisco e Vale do Jequitinhonha), disseminados para outros estados (Espírito Santo, Bahia,...
tracking img