Resenha "hotel ruanda"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme “Hotel Ruanda”

Ano de 1994, Ruanda é palco de uma das maiores atrocidades da história da humanidade onde, em apenas 100 dias, quase um milhão de Tutsis são brutalmenteassassinados por milícias da etnia Hutu. No cenário destas indescritíveis ações, um homem promete proteger a família que ama, acabando por encontrar a coragem para salvar mais de mil refugiados.”HotelRuanda”conta-nos a história verídica de Paul Rusesabagina(Dom Cheadle),um homem que conseguiu evitar o genocídio de mais de 1200 Tutsis durante a guerra civil ao conceder-lhes abrigo no hotel quedirigia na capital de Kijali.

Hotel Ruanda é um filme histórico dirigido por Terry George, produzido em 2004 pelos E.U. A e interpretado por Dom Cheadle, entre outros. Este filme é baseado numahistória real, que nos faz refletir sobre os esforços minúsculos realizados pela ONU, o trabalho de “formiguinha” da equipe da cruz vermelha, a preocupação dos dirigentes brancos em salvar apenas osbrancos e em deixar os negros à revelia. Todas essas situações criadas pelo ocidente para cuidar do mundo subdesenvolvido não se sensibilizaram diante do assassinato de quase um milhão de ruandeses. Umhomem comum, porém com muita sabedoria e poder de chefe de estado, consegue obter mais resultados do que as superorganizações bem preparadas do mundo ocidental. Foi um dos maiores exemplos de lutasentre diferentes grupos étnicos, entre hutus e tutsis em Ruanda.

Durante o processo de colonização da Bélgica, os tutsis correspondiam a aproximadamente 15% da população de Ruanda. Mesmo sendominoria, eles foram escolhidos pelo poder colonial para governar o país pelo fato de terem a cor da pele mais clara, o nariz mais fino e por serem mais altos. A maioria hutu (85%) ficou excluída doprocesso socioeconômico do país. Porém, em 1959, os hutus se revoltaram com a condição em que estavam e assumiram o poder do país em 1961, nesse mesmo ano Ruanda adquiriu status de República, e, no ano...
tracking img