Tecnologia soa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
>>Objetivo do trabalho.
O objetivo do trabalho é a explicação sobre arquitetura orientada a serviços onde a finalidade é a compreensão ou seja, é uma filosofia de projeto de sistemas que permite uma arquitetura mais flexível dos sistemas de informação, possibilitando assim uma melhor resposta aos desafios que o mercado impõe às empresa no que diz respeito à agilidade, à qualidade e à velocidadena execução dos processos de negócios.

**Arquitetura Orientada a Serviços**

>>Inicio

>>O que é?

É um conceito de Arquitetura proposta para interoperabilidade de sistemas por meio de um conjunto de interfaces de serviços acoplados de maneira simples, onde não necessitam de detalhes técnicos sobre os outros serviços que serão usados para troca de informações. É um estilo que promove aintegração entre o negócio e a área de TI através de serviços. Ao usar uma aplicação SOA é esperado maior agilidade para atender a novas demandas, flexibilidade para mudanças, redução de custo e reuso de serviços.
No ponto de vista de negócio o conceito o SOA visa desenvolver soluções de tratamento da informação aderente aos negócios para agilizar as mudanças e com uma estratégia para aumentar ovalor percebido pelos clientes. Já na definição tecnológica é considerado uma coleção de serviços que utiliza topologia de rede para realizar troca de mensagens que garante serviços fracamente acoplados, altamente coesos e com possibilidade de reutilização.
A sigla SOA vem de:

“S” de Serviço:
Por exemplo uma tarefa repetitiva de negócios, como por exemplo verificar crédito de cliente. É umcomponente, altamente coeso e fracamente acoplado que carrega uma função de solução reutilizável. Executa um ciclo completo de trabalho independente do estado de outros componentes externos. E invocado através de protocolos de comunicação independente de tecnologia e localização.

“O” de Orientado (a serviços):
Para o CEO é uma forma de criar uma corporação conectada e que responda melhor asdemandas e pressões de mercado.
Para o CIO é uma possibilidade de proteger investimentos existentes de TI sem frear o desenvolvimento de novas capacidades.
Para os analistas de negócios é uma forma estratégica de trazer investimentos.
Para os executivos de TI é uma forma efetiva de integração de sistemas heterogêneos, possibilitando uma melhor gestão do complexo setor de TI.
E aos desenvolvedoresé uma maneira para se criar aplicações dinâmicas e colaborativas.

“A” de Arquitetura:
É a estrutura do sistema composta pelo software e um estilo que suporta integração dos negócios com serviços conectados.












>>Como funciona

Pode-se criar novos aplicativos em cima de soluções empresariais já existentes, aumentando o valor de seus sistemas atuais e automatizandonovos processos.
Uma vez criado, um serviço pode ser reutilizado ou recombinado na construção de diferentes sistemas.
A cada novo sistema implementado, o número de componentes disponíveis tende a aumentar.
Com a reutilização dos serviços, o esforço para desenvolver os próximos sistemas diminui. Uma boa analogia são os blocos de montar.
É possível combinar blocos de diferentes formas e cores paracriar castelos, carros, barcos, entre outros.
Os serviços comparam-se aos blocos e as aplicações às combinações geradas ao juntá-los. Assim como os mesmos blocos criam as mais variadas formas, os mesmos serviços criam as mais aplicações.
Uma aplicação criada a partir da combinação de serviços é chamada de composite application. Sob outro ponto de vista, uma aplicação composta implementa umprocesso de negócio. É desse modo que o uso do SOA possibilita flexibilizar a implementação e a manutenção de processos de negócios.
Em última instância, é o meio que permite traduzir para a área de tecnologia os objetivos e necessidades das áreas de negócios.

Com o SOA pode-se:

--Adaptar rapidamente processos empresariais- a arquitetura orientada a serviços lhe permite separar a interface e...
tracking img