Soa – service-oriented architecture

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UDC –Faculdades Dinâmica das Cataratas

SOA – Service-oriented architecture

Joaz Vieira Soares

Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos de uma arquitetura SOA (Service-oriented architeture), mostrando a razão de utilizar SOA dentro do contexto de sistemas distribuídos e o que se deve considerar na abstração de uma arquitetura que forneça alta interoperabilidade eescalabilidade de sistemas.

PALAVRAS-CHAVE: Processo de Negócio, Integração de Sistemas, Sistemas Distribuídos, Web Services, BPM.

1. INTRODUÇÃO
Com o crescente número de tecnologias de sistemas de informação disponíveis, as empresas em muitos casos são obrigadas a mudar seu paradigma de desenvolvimento e passam a adotar novas tendências que são impulsionadas pela indústria de tecnologia.Devido a este fato, uma aplicação desenvolvida hoje, é provável que em pouco tempo se torne uma tecnologia legada e sem mais suporte, como resultado, em grandes empresas, existem vários sistemas de diferentes proprietários para atender os diversos processos de negócio.
O conceito de uma arquitetura orientada a serviços, também conhecida como SOA, leva em consideração a heterogeneidade desistemas distribuídos com o objetivo de prover a integração de processos de negócio através de uma arquitetura de fornecimento e acesso de serviços.
Para aplicar os conceitos de SOA é necessário antes conhecer o clico de vida dos processos de negócio, depois estes serão implementados como serviços, que representam as funcionalidades do negócio, promovendo a integração por meio do fornecimentoe o consumo destes serviços.
Por meio de uma arquitetura que forneça alta interoperabilidade e acoplamento fraco, será possível aplicar os conceitos de governança em SOA chegando ao objetivo de integração em um ambiente corporativo.

2. DEFINIÇÃO E CONCEITOS
SOA é uma arquitetura onde é possível criar, padronizar e documentar funções genéricas únicas, utilizadas por diferentesaplicações em componentes reutilizáveis e com total interoperabilidade. Com SOA é possível compartilhar recursos e funcionalidades de maneira que possam ser compartilhados e acessados por diferentes dispositivos sob a forma de serviço, sem que precisem ser reescritos (ALVES, 2007).

2.1 SERVIÇOS
Um serviço é uma função de negócio independente e sem estado que aceita uma ou mais requisições eretorna uma ou mais respostas através de uma interface padronizada bem definida. Os serviços também podem executar partes de trabalho discretas, tais como editar e processar uma transação. Os serviços não devem depender do estado de outras funções ou processos. A tecnologia usada para prover o serviços, como por exemplo uma linguagem de programação, não faz parte dessa definição (JOSUTTIS, 2008).2.2 ALTA INTEROPERABILIDADE
Conforme GALUPPO et al (2003), para a integração entre sistemas heterogêneos, é preciso dispor da característica da interoperabilidade entre eles. A interoperabilidade entre sistemas pode ser entendida como a capacidade de um sistema se comunicar com outros sistemas, compartilhando dados ou invocando serviços comuns, independentes de sua plataforma, arquitetura,linguagem de programação ou sistema operacional.
A interoperabilidade será aberta se essa conversação puder ser efetuada entre sistemas de diferentes fabricantes, fazendo com que as informações possa ser compartilhada e totalmente transparente para o usuário final (CAMPOS, 2010).

2.3 ACLOPAMENTO FRACO
Acoplamento é o grau de dependência entre dois artefatos. Esta dependência é umamedida da quantidade de informações que um artefato deve possuir sobre o outro para que as colaborações necessárias entre ambos possam ocorrer (DOEDERLEIN, 2010).
Em uma arquitetura orientada a serviços a escalabilidade e a tolerância a falhas são as chaves para a manutenibilidade desses sistemas.

3. AMBIENTE SOA
SOA organiza e facilita a interação entre provedores de serviços e seus...
tracking img