Soa service-oriented architecture

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As implementações SOA dependem de uma rede de serviços de software. Serviços incluem baixo acoplamento de unidades e de funcionalidade. Cada serviço implementa uma ação, como preencher umrequerimento on-line para uma conta ou visualizar um banco on-line de instrução, ou colocar uma reserva on-line ou para bilhete de avião. Em vez de serviços de chamadas para encaixar uns aos outros em seu códigofonte que eles usam protocolos definidos que descrevem como os serviços de análise e passar mensagens, utilizando metadados descrição.
Desenvolvedor SOA associa objetos individuais usandoorquestração. No processo de orquestração que o desenvolvedor associa funcionalidade de software (serviços) em um arranjo não-hierárquico usando uma ferramenta de software que contém uma lista completa de todosos serviços disponíveis, suas características e os meios para criar uma aplicação utilizando essas fontes.
Programadores fazem amplo uso da linguagem XML para descrição dos tipos e estruturas de dadosem SOA. Também baseada em XML, a Web Services Description Language (WSDL) normalmente descreve os serviços, enquanto o protocolo SOAP descreve os protocolos de comunicação, além de outros padrõesalternativos, como WADL e REST. SOA depende dos dados e serviços que são descritos por metadados que devem satisfazer os seguintes critérios:
1. Os metadados devem vir de uma forma que os sistemas desoftware podem usar para configurar dinamicamente a descoberta e a incorporação de serviços definidos, e também para manter a coerência e integridade. Por exemplo, os metadados podem ser utilizados poroutros aplicativos, como um catálogo, para executar serviços de autodescoberta, sem modificar o contrato de um serviço funcional.
2. Os metadados devem vir de uma forma que o designer de sistema sejacapaz de compreender e gerir com um gasto razoável de custo e esforço.
Para isto funcionar, não deve existir interações entre os pedaços dentro do especificado, ou pedaços de si. Em vez disso,...
tracking img