Trabalho de estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, estamos entendendo sobre e para que serve a estatística que compõe um conjunto de técnicas e métodos que entre outros tópicos envolve o planejamento, e experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a interferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações.
Podemos ver que pode ser aplicado em diversas áreas, nisso estaremosabordando vários exemplos de onde ela pode ser utilizada, mostrando os tipos de amostras e seus métodos, veremos também como podemos organizar o conjunto de dados através de tabelas e gráficos.


Introdução à Estatística

Atualmente mais conhecido como Ciências Estatísticas é todo conjunto de técnicas e auxiliares de pesquisa que envolve o planejamento que será realizado.
Aplicada em diversasáreas de conhecimento, o estudo é realizado por modo de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências. Estatística é aplicada para obter resultados de situações que estão sujeitas a incertezas.
Os dados estatísticos são obtidos por meio de pesquisadores, que repassam grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais. Um exemplo disso são os índices de emprego e desempregodivulgados pela mídia, vindo de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE:

Exemplo:


A Escola Nacional de Estatística é responsável pela produção de estatística oficiais dos estudos de planejamento governamentais do País, ou seja, caminhando junto ao IBGE.
Os métodos estatísticos não são somente utilizados em pesquisas de índices de desemprego, mas sim em diversas áreas, como produtosagrícolas, desenvolvimento de equipamentos espaciais, controle de trafego na previsão de surtos de epidemias, processos de gerenciamentos entre outros.
Sendo na prática, a estatística pode ser aplicada de outras formas como na medicina, fornecendo aos profissionais, a saber, sobre a eficiência de um novo tratamento contra determinada doença.
Um exemplo disso é a AIDS na qual foi identificadauma situação critica, diante de estudos realizados para saber sobre sua evolução,
Algumas das áreas relacionadas com a estatística são as seguintes:

Indústria onde há planejamento no setor industrial, atuando nos estudos de implantações, avaliações de necessidades, testes de produtos, controle de qualidade e estoque entre outros.

Área de Recursos Humanos onde o profissional realiza pesquisados conhecimentos e habilidades das pessoas dispostas a exercer alguma função, as atividades desenvolvidas pelo funcionário, diversas avaliações, elabora planos e etc.

Universidade e Instituições de Pesquisa o profissional de estatística pode atuar como docente em uma Universidade ministrando pesquisas relacionadas em tais áreas de estudos. O tutor pode também assessorar pesquisadores de outrasáreas prestando auxilio como o planejamento de pesquisa, analise de respostas e etc.

Área de Demografia estudando a evolução e as características de certa população, como índices de mortalidade, empregos, níveis e padrões de vida, desenvolvem estudos sobre a distribuição de determinada doença, etc.

Área de Marketing e Analise de Mercado o profissional pode trabalhar na área de monitoraçãode mercado avaliando como andam as vendas, trabalhando com prospecção de oportunidade de vendas, desenvolvimento de produtos, decisões relativas a preço, entre outros.

Área Financeira e Bancária o estatístico pode atuar na parte de investimentos , desenvolvimento de informações gerenciais, analise de fluxo de caixa, analise de demonstrações contábeis, etc.

Atualmente os dados estatísticossão obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento...
tracking img