Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório do Trabalho prático de Algoritmos e estrutura de dados dois Trabalho Prático zero Aluno: Raphael Soares Pereira Turma: DCC004A3 Introdução: O problema consiste basicamente me montar um programa que ira realizar transformações em um conjunto de vetores que determinam os vértices de um polígono inscrito em um sistema de coordenadas. Para isto deve se criar um programa que lera um conjuntode dados de uma entrada padrão, um arquivo (ponto)txt, que contem o numero de vetores ou vértices do polígono e as transformações solicitadas para este polígono. Para isto foi implementado tipos estruturados de dados que formarão matrizes que realizarão todas as modificações necessárias para atingir a variável resposta de saída. A ideia consiste em basicamente criar uma matriz quatro por quatroque conterá as multiplicações sucessivas das modificações do polígono original e uma matriz com quatro colunas (ou três colunas uteis já que a quarta, ou seja, o tempo foi desconsiderado na realização do programa) e n linhas dependendo do numero de vértices do polígono que contem o polígono original que será multiplicado pela matriz quatro por quatro gerando uma matriz com os resultados dastransformações dos vetores do polígono.

Implementação: Para a implementação foi utilizada um tipo de dados estruturado básico que é o Mat4x1 para determinar os vetores tanto das matrizes de transformação quanto os vetores da matriz com dados do polígono ou objeto; este tipo contem basicamente um vetor de variáveis do tipo Double que armazenara os valores dos dados das estruturas subsequentes. Paraarmazenamento dos dados de modificação dos vetores do polígono foi criado um tipo estruturado chamado Mat4x4 que consiste em um vetor do tipo Mat4x1 que é basicamente uma matriz quatro por quatro e para o armazenamento dos dados do objeto ou polígono foi criado um tipo estruturado TipoObjeto que consiste basicamente também em um vetor do tipo Mat4x1 que contem os vértices do polígono a se modificar eum inteiro Tam que armazenara o numero de vetores que formara a matriz. Para se obter o efeito esperado pelo programa criei a função Cria que é basicamente o centro do programa onde através dela será direcionado todo o fluxo de dados do programa. Esta função recebe um TipoObjeto e um File, o primeiro será a estrutura que obterá a resposta das modificações e o segundo será o arquivo que será lidona implementação. O funcionamento da função se baseia na leitura dos dados do arquivo de entrada através da função while que lera linha por linha do arquivo e direcionara os dados através de comparações com seus valores.

Na primeira comparação o programa ira determinar se é a primeira linha do arquivo que esta sendo lida como o padrão do arquivo diz que sempre na primeira linha do arquivo estacontida a informação referente ao numero de vetores que compõem o polígono, para isto ele ira comparar se a variável conta, que determinara se o numero de elementos subsequentes foi atingido e marca que determinara se o programa já leu a primeira linha a qual impedira que ela leia novamente esta linha, são iguais à zero, caso a resposta for afirmativa ele armazenara o numero de elementos do vetorno espaço do objeto destinado a isto. A segunda comparação determina se os elementos do vetor foram preenchidos a partir da contagem de termos que foram lidos na primeira linha da interação anterior e se esta interação já foi lida determinado através da variável conta caso tenha uma resposta positiva o programa então ira “quebrar” a string lida no separador “espaço” com a função strtok e entãoatravés do comando de repetição convertera cada elemento identificado em um tipo double e armazenara cada elemento em uma linha do vetor Mat4x1 dentro do TipoObjeto formando assim uma matriz com n elementos, onde n é o numero de vetores ou pontos do polígono, por quatro já que teremos quatro elementos para cada vetor X,Y,Z e o tempo que será preenchido com uns para efeito de enunciado já que...
tracking img