Biodiesel-quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO
HEITOR VILLA LOBOS

TRABALHO

DE

QUÍMICA


NOME: Caren Medeiros ; Daiana Fantinel
NÚMEROS: 33 / 04
TURMA: 302
Biodiesel
O biodiesel é um éster[->0] de ácido graxo[->1], renovável[->2] e biodegradável[->3], obtido comumente a partir da reação química de óleos[->4] ou gorduras[->5], de origem animal ou vegetal, com um álcool[->6] na presença de umcatalisador[->7] (reação conhecida como transesterificação[->8]). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento[->9] e esterificação[->10].
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel[->11] de petróleo[->12] em motores ciclo diesel[->13] automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usadopuro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível[->14]. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até obiodiesel puro, denominado B100.

Processo de fabricação

A reação de transesterificação
O biodiesel é comumente produzido por meio de uma reação química[->15] denominada transesterificação[->16]. No caso específico para a reação abaixo, os triacilgliceróis[->17] de origem animal/vegetal, reagem com o metanol[->18], na presença de um catalisador[->19], produzindo glicerol[->20] (subproduto) e oéster[->21] metílico de ácido graxo[->22] (biodiesel). A reação de transesterificação[->23] pode ser catalisada[->24] por ácido[->25] ou base[->26].


Metanol versus etanol
No Brasil[->27], atualmente, a vantagem na utilização do etanol[->28] para a produção do biodiesel está na grande oferta deste álcool em seu território. Desta forma, os custos diferenciais de fretes, para o abastecimento deetanol[->29] abastecimento de metanol[->30], em certas situações, poderão ser determinantes na escolha do alcool utilizado. Sob o ponto de vista ambiental, o uso do etanol (obtido a partir de fontes renováveis) leva vantagem sobre o metanol (geralmente obtido a partir do petróleo[->31]), no entanto é importante considerar que o metanol também pode ser obtido a partir da biomassa[->32].

O uso deetanol
Um mito foi criado quanto à utilização de etanol no processo de transesterificação, dizendo que este não pode ser reagente do processo. Essa é uma conclusão incorreta, uma vez que tudo (quantidade de reagente, catalisadores etc.) depende do tipo de tecnologia utilizada...

O emprego, de etanol anidro (grau de pureza maior que 99%) é necessário, pois a presença de água na reação detransesterificação leva ao surgimento de emulsões[->33].

Fontes alternativas de óleos e gorduras
O biodiesel pode ser produzido a partir de qualquer fonte de ácidos graxos[->34], porém nem todas as fontes de ácidos graxos[->35] viabilizam o processo a nível industrial. Os resíduos graxos também aparecem como matéria-prima para a produção do biodiesel. Nesse sentido, podem ser citados os óleos defrituras, as borras de refinação, a matéria graxa dos esgotos, óleos ou gorduras vegetais ou animais fora de especificação, ácidos graxos, etc.

Separação dos ésteres da glicerina
Após a reação de transesterificação, os ésteres resultantes devem ser separados da glicerina[->36], dos reagentes em excesso e do catalisador[->37] da reação. Isto pode ser feito em 2 passos.
Primeiro, separa-se aglicerina via decantação[->38] ou centrifugação[->39]. Seguidamente eliminam-se os sabões, restos de catalisador e de metanol/etanol por um processo de lavagem com água e borbulhação ou utilização de silicato[->40] de magnésio, requerendo este último uma filtragem[->41], ou por destilação[->42], que dispensa o uso de produtos químicos para promover a purificação.


Mistura biodiesel/diesel
O...
tracking img