Tecnicas de convencimento de publico alvo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para conhecimento e avaliação do público não há segredo, basta fazer as perguntas certas para as pessoas certas e saber atender as necessidades diárias as quais estão expostas e para obtenção do sucesso de avaliação incluem as tarefas a serem realizadas pelos usuários, suas expectativas, objetivos, cenários de uso, etc.

Uma das melhores técnicas que se pode utilizar é a observação direta docomportamento das pessoas em situações semelhantes e como reagem a tal nova proposta e qual o tipo de pessoa que irá se adequar melhor ao perfil, assim se pode filtrar de maneira muito mais clara o tipo de marketing que se vai trabalhar com seu produto em cima deste publico e o tipo de linguagem a ser usada.
Roteiro Para Definição De Público Alvo:
* 1. Roteiro para definição de seupúblico-alvo
* 2. O estilo de vida é um conjunto unitário de preferências distintivas que exprimem, na lógica específica de cada um dos subespaços simbólicos, mobília, vestimentas, linguagem ou héxiscorporal, a mesma intenção expressiva, princípio da unidade de estilo que se entrega diretamente à instituição e que a análise destrói ao recortá-lo em universos separados. Pierre Bourdieu
* 3. O Que?Quem? Quando? Onde? Por quê?
* 4. Quem são? Quais são, hoje, seus principais consumidores? Quais os principais consumidores em potencial? Idade, Sexo, Classe, Crenças: social, cultural, política Trabalho, lazer, estado civil, forma de aquisição de cultura, Motivações, Necessidades.
* 5. O que consomem? O que consomem de maneira geral? Não pensar somente em sua categoria. Pense em seus hábitosde consumo. Com que frequência? Qual o volume? Ó que consomem da sua categoria?
* 6. Onde? Onde costumam realizar suas compras em geral: Lojas de rua? Shopping? Internet? Catálogo? Venda pessoal? Etc.
* 7. Em quais ocasiões costumam consumir? Precisão de uma ocasião em especial? Agora pense especificamente em seu produto. Quando?
* 8. Por quê? Como escolhem? Onde? Quando? Com quem? Oque dispara a decisão de compra?
Critérios Demográficos:
Critérios mais utilizados: sexo, idade, nacionalidade.
Critérios geográficos
Critérios mais utilizados: Residência Litoral/interior, zona urbana/rural, localização.
Critérios sócios demográficos.
Critérios mais utilizados: classe social, educação, profissão, rendimento, dimensão do agregado familiar.
Critérios Comportamentais
Oscomportamentos são aqui selecionados nomeadamente: gostos pessoais, sensibilidade ao preço, sensibilidade à qualidade.
Critérios psicográficos
Neste capítulo são definidas as variáveis como: a personalidade, estilo de vida, valores morais.

Técnicas de conhecimento do público alvo:

Examinar os objetivos e o escopo do projeto, para estabelecer as linhas mestras da pesquisa. Os objetivosexplicitam a visão dos stakeholders sobre os resultados esperados, e o escopo descreve os produtos, processos, serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados.
Selecionar um método de pesquisa que permita o cruzamento dos perfis dos usuários com os objetivos do produto. Podem-se realizar pesquisas quantitativas, a partir da observação dos usuários e da coleta de dados sobre eles,levando em conta fatores como origem geográfica, características culturais, profissão, gênero, idade, grau de instrução, locais de acesso, navegadores, plataformas mais usadas, facilidade de uso de computadores e outros dispositivos, experiência de uso da internet. Métodos de observação incluem:
* Pesquisa de opinião por telefone ou via internet (e-mail ou web sites)
* Consulta de estatísticassobre hábitos de uso locais da internet (cidade, estado, país).
Pode-se também realizar pesquisas de cunho mais qualitativo, como entrevistas ou atividades, que estabelecem relações pessoais com os usuários e obter respostas de caráter mais subjetivo. Técnicas de entrevistas e atividades incluem:
* Conversa com equipes de marketing, ou vendedores e atendentes que entram em contato direto...
tracking img