Ag e hg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reutilização da Prata e Mercúrio




















Campo Limpo Paulista
2011











Reutilização da Prata e Mercúrio










Alexandre Luís Monarolo RA: 12394
Damião Aparecido daSilva RA:12567
Laís Fernanda Zam RA: 9227
Kerolyn Surita RA: 10961
Natália de Lima Machado RA: 8974
ValmirDamasceno Ferreira RA: 12437





Campo Limpo Paulista
2011
Introdução

Atualmente, são gerados uma imensa quantidade de rejeitos de laboratórios, seja em indústrias ou na área de pesquisa e educação. É importante ter uma forma de recuperação e reutilização ou mesmo um tratamento para descarte, pois muitas vezes trata-se de substâncias tóxicas, prejudiciais à saúde humana e ao meioambiente.
Em resíduos de prata é viável seu tratamento devido tanto ao prejuízo financeiro, - uma vez que esse metal possui um significativo custo -, quanto a contaminação do meio ambiente por suas toxidades, além de ser um metal com risco de escassez. São encontrados resíduos de prata em rejeitos de laboratórios, em chapas radiográficas, filmes e papéis fotográficos.
Resíduos de mercúriopodem ser encontrados em equipamentos como termômetros, materiais elétricos, operações eletroquímicas, metalurgia, odontologia, garimpo e catálise na indústria de polímeros sintéticos. Apesar de encontrado em diversas áreas, o mercúrio é um metal altamente tóxico e, portanto, prejudicial ao meio ambiente.
Com o intuito de reutilização para estes cátions, este trabalho abordará a reutilização doresíduo de prata na obtenção de Ag2O para a determinação de enxofre em amostras de solo e plantas. Para resíduos de mercúrio gerados no laboratório, temos a obtenção do HgS. O HgS forma um precipitado preto ou vermelho que pode ser posteriormente utilizado com pigmentos.

A Prata


A Prata é encontrada na forma de minérios do grupo dos sulfetos, como Ag2S, como cloreto AgCl ou comoprata nativa. Três processos de extração estão sendo utilizados:


1. Atualmente, a maior parte é obtida como subproduto do Cu, Pb ou Zn. Pode ser obtida da lama anódica formada no refino eletrolítico de Cu e de Zn.
2. Zinco é usado para extrair a prata do chumbo em estado de fusão, por extração com solvente, no processo Parke.
3. Ouro e prata podem ser extraídos de seusminérios na forma de ciano complexos solúveis.


A produção mundial de prata foi de 13.818 toneladas em 1992. Os principais produtores foram: México, 17%, Estados Unidos 13%, Peru 11%, Canadá e Austrália 9% cada, ex-URSS e Chile 7% cada. As principais aplicações da prata são: emulsões fotográficas (AgCl e AgBr), em joalheria e ornamentos de prata, em baterias e na fabricação de espelhos.Recuperação da prata através da Obtenção do Ag2O

Os ensaios foram realizados em 1L, no procedimento adotado do laboratório de pesquisa do CENA/USP, utilizou-se como agente precipitante da prata solução saturada de NaCl (200g L-1).




NaCl(aq) + Ag+(s) ( AgCl(s) + Na+(s)

Deve-se ressaltar, entretanto, que a adição de excesso de NaCl pode solubilizar o precipitado, devidoà formação doa complexos entre o cloro e a prata (AgCl2-, AgCl3-2, AgCl4-3).
Ao precipitado de AgCl, adicionou-se a solução de NaOH 5 mol L-1, promovendo a reação abaixo.


2AgCl(s) + 2NaOH(aq) ( Ag2O(s) + 2NaCl(aq) + 1H2O(l)


A adição da base foi realizada em sistema com constante agitação e aquecimento até a ebulição. Após essa etapa, efetuaram-se lavagens sucessivas com...
tracking img